Compra coletiva

19 de agosto de 2010 40 Por Marco

Uma excelente chance de economizarEm meio a febre de redes sociais que assola a internet, eis que surge uma inovadora idéia que promete conquistar muitos fãs, como já tem feito. Estou falando dos sites de Compra coletiva.

Uma compra coletiva é uma forma de comprar produtos e serviços com descontos de 50 à 90% em todo o tipo de estabelecimento, isso é possível através de um sistema de cotas, onde a oferta só se torna válida quando um número mínimo de compradores adquire o cupom que dá direito a determinado item. Na prática o usuário compra o cupom de um site anunciante com descontos de até 90%, caso essa oferta atinja a cota (no mínimo 200 compradores, por exemplo), o usuário ganha o desconto, caso contrário é reembolsado, claro que por serem reduções grandes de preço, geralmente as cotas são atingidas, normalmente cada site de compra coletiva apresenta apenas uma oferta por dia, que vale para determinada cidade apenas, é interessante dizer que estes descontos na maioria das vezes trazem algumas limitações, como o dia e horário em que se pode usar determinado serviço ou quantidade de produtos e tipo dos mesmos.

O conceito se originou em 2008, com o site americano Groupon que recentemente estendeu sua cobertura até a Europa.

A idéia da compra coletiva é interessante para todos os envolvidos nas transações e estimula alguns aspectos, o site por exemplo, ganha comissões das vendas, além de ter o site fortemente divulgado pelos próprios usuários, que só se beneficiam se as cotas forem atingidas, usuários estes que gozam de excelentes descontos e acesso a produtos que possuem preços mais elevados e os comerciantes por sua vez, além de lucrarem com a negociação em si, tem a sua marca divulgada para um público diferente, recebe novos clientes e em muitos casos, aumentam seu movimento em dias mais calmos, o que influencia até na fidelização da clientela.

Como a idéia ainda está fresca, muitos sites surgiram e tem lucrado no Brasil sob este novo conceito (confira os principais mais pra baixo), vários deles já estenderam seus serviços a diversas cidades do país, o que é bom pro consumidor, a grande questão é que acabando a euforia e o ar de novidade, muitos desses sites devem deixar de existir e alguns poucos devem se manter e se consolidar a nível nacional.

O que não podemos deixar de fazer, é admirar a idéia que há por trás da compra coletiva e os benefícios que ela traz em diversos aspectos e áreas diferentes, isso é importante para lembrarmos que ainda existe um mar de possibilidades sociais e de negócio na internet, que tendem a surgir e crescer, beneficiando o público e principalmente as mentes criativas envolvidas com este mundo.
Outro exemplo simples de idéia de sucesso é o site americano Lockerz que surgiu a alguns anos e começou a distribuir prêmios a usuários de todo o mundo que respondessem suas pesquisas, geralmente baseadas em uma pergunta diária de perfil, as trocas são baseadas em um sistema de pontuação e incentiva ainda que o usuário divulgue o serviço a outras pessoas. O site se tornou popular, começou a divulgar materiais exclusivos de produtoras e gravadoras e o melhor, fidelizou milhões de usuários de todo o mundo, com um perfil de compra bem mapeado por anos de simples perguntas diárias. Resultado, o site se tornou uma loja virtual que entrega em diversos países e continua entregando seus prêmios para usuários fiéis e bons compradores, embora pela alta quantidade de visitantes, conquistar estes prêmios tenha se tornado bem difícil.

Enfim, conheça alguns dos principais sites de compra coletiva no Brasil:

Peixe UrbanoPeixe Urbano
Site pioneiro em compra coletiva no Brasil, possui ofertas em diversas cidades do país.

clickOnClickOn
Descontos de até 80% nas principais cidades do Brasil.
.

Além destes sites, muitos outros podem ser encontrados através dos agregadores de sites de compra coletiva, como o ZIPME, Save Me, o ValeJunto e em destaque o Dsconto que possui uma interface amigável a opção de filtrar as ofertas diárias por categoria.

Enquanto essa mania não passa, aproveite grandes descontos e conheça produtos e serviços que geralmente são bem mais inacessíveis.

Fonte: INFO Online

Veja também: