Fórum Social X Fórum Econômico

30 de janeiro de 2009 10 Por Alan

Os dois eventos de alcance mundial, com focos totalmente opostos, ironicamente se iniciam no mesmo dia. O Fórum Social Mundial tem com objetivo promover discussões sobre o social, o meio como as pessoas vivem e o mundo. Já o Fórum Econômico Mundial realiza discussões dando enfoque às questões financeiras e econômicas das relações internacionais e até sociais do ponto de vista econômico.

O presidente Lula participou pessoalmente dos fóruns realizados nos anos 2003, 2005 e 2007, porém neste ano (2009) não irá participar, enviando apenas uma comitiva contendo o chanceler Celso Amorim e pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, enquanto que o presidente irá participar do Fórum Social Mundial.

Lideres Latino-Americanos

O Fórum Social Mundial tem inscrições abertas e qualquer pessoa pode comprar um ingresso por 30 reais. Os principais temas tratados esse ano serão o desmatamento na Amazônia e a crise econômica mundial e seus efeitos sobre o social. Serão tratados também temas como desenvolvimento sustentável, aquecimento global, prostituição infantil etc. O mais interessante desse evento é que além de contar com a presença de líderes de estado, também é possível que a sociedade civil participe das discussões cobrando soluções e propondo melhoria nos processos.

forum1 O Fórum Econômico Mundial contará apenas com chefes de estado e representante de grandes empresas do setor privado como a Microsoft e o Google. O principal assunto abordado será a crise econômica mundial, além de discussões sobre um novo modelo econômico mundial. Este fórum foi criado pelo professor Klaus Schwab em 1971 e é realizado anualmente. Na agenda desse ano Amorim participará de alguns debates interessantes, dentre eles os intitulados: “A luta contra o protecionismo”, “A paradoxal força do dólar” e “Brasil, o novo agente do poder” (Power Broker).

Esperamos que o Brasil se saia muito bem nestes dois encontros de alcance mundial, que além de uma presença marcante, tanto o social quanto o econômico, possam contribuir para o bem estar, do que deveria ser o ponto central dos dois encontros, que é o ser humano.

Veja também: