Desabamento na Renascer

28 de janeiro de 2009 6 Por Alan

A igreja Renascer em Cristo tem 20 anos de existência e teve seu início na casa de seus fundadores Estevam Hernandes e Sonia Hernandes através de pequenos grupos de auxílio a dependentes de drogas, os grupos aumentaram e hoje são quase 1200 igrejas espalhadas por todo o Brasil, América Latina e Estados Unidos, segundo seu site oficial http://www.igospel.org.br.

Sede após desmoronamento

Em sua sede mundial localizada no bairro do Cambuci, zona central da cidade de São Paulo, no domingo, dia 18 de Janeiro de 2009, ocorria seu principal culto semanal quando os fiéis ouviram um estrondo e em segundos o teto da igreja desabou sobre suas cabeças. O desabamento repentino levou a vida de 9 pessoas e deixou 109 feridas.

Após o acontecimento cerca de 50 bombeiros ainda ficaram no local em busca de sobreviventes da tragédia. Uma semana após o incidente, a igreja realizou seus cultos temporariamente no clube Homs, clube situado na Avenida Paulista muito respeitado em São Paulo, o qual foi multado quatro vezes no valor de R$ 1.800 cada uma. A primeira foi no sábado, dia 24 de Janeiro de 2009, pela realização de uma cerimônia de casamento, as outras três foram por ceder espaço para os cultos da Renascer. O clube Homs já havia sido multado na última quinta em R$ 34.537,71 por não possuir alvará da Secretaria da Habitação para a realização de reuniões com mais de 500 pessoas. E por esse mesmo motivo foi multado no sábado.

Estevam Hernandes e Sonia Hernandes estão detidos em prisão domiciliar nos Estados Unidos por conta do escândalo que envolveu a omissão de 56 mil dólares escondidos na bagagem inclusive dentro de uma bíblia. A prisão domiciliar foi alcançada após o pagamento de fiança de 100 mil dólares cada um e no momento se encontram em sua residência em Miami comprada por 465.000 dólares e localizada em um condomínio de luxo no bairro de Boca Raton.

A igreja vem sendo investigada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de São Paulo e é uma representante brasileira da chamada teologia da prosperidade. O movimento nasceu na década de 40 nos Estados Unidos de um ramo pentecostal que pregava a crença fervorosa na intervenção divina, que se revelaria por meio da cura de doenças graves, por exemplo. “A partir dos anos 50, com o surgimento dos telepastores, esse grupo começou a enfatizar também a obtenção de bens materiais e financeiros por meio da oração”, explica Ricardo Mariano, doutor em sociologia pela USP. No Brasil e no resto do mundo, a teologia da prosperidade (o termo foi cunhado por críticos do movimento) começou a ganhar força a partir dos anos 70. A Renascer é a terceira maior igreja do gênero no Brasil.

A igreja Renascer em Cristo está em busca de 27 vítimas do desabamento para prestar auxílio a suas famílias, publicou a igreja em Nota Oficial. Esperamos que todo o suporte a essas famílias sejam executados e que novos casos como esse possam ser evitados no futuro.

Veja também: