Europa lança código de conduta para provedores

4 de outubro de 2008 1 Por Harnest

Reuters, em Estraburgo (França)

Fonte: Folha online.

O Conselho da Europa apresentou nesta sexta-feira (3) as diretrizes de um código de conduta para proteger a privacidade, a segurança e a liberdade de expressão dos internautas. A iniciativa é voltada aos provedores de web e consiste numa série de normas técnicas e morais que incentivam o setor a auto-regulamentar sua atividade empresarial.

Alguns diferenciais, o conselho da Europa recomenda reforçar a informação dada a os internautas sobre seus direitos e deveres, sobre os riscos a que se expõem e às ferramentas para controlá-los, como os antivírus, os filtros e o controle pelos pais, com isso os internautas são avisados das regras.

Com respeito aos jogos em rede, a proposta convida os criadores e editores a “avaliar como o conteúdo do jogo pode influenciar sobre a dignidade humana, a sensibilidade e os valores dos jogadores” e colocá-los em alerta contra a violência, o apelo ao sexo e o racismo.

Um dos pontos chave na iniciativa é poder integrar ao jogo ferramentas como o controle por parte dos pais para filtrar os conteúdos e limites de horário, isto é, o estado não toma o lugar dos pais na educação dos seus FILHOS!

A proposta foi elaborada junto à EuroISPA –associação que agrupa mais de mil provedores europeus– e à ISFE –que congrega editores de jogos de 31 países daquele continente.

Harnest está assustado de ver um lugar aonde as regras são claras, e mais os assuntos são tratados por pessoas entendidas no meio e não por um “Sr Juiz” que “acha” e proibe até o que não é necessário.

Veja também: