Dia da Internet Segura

11 de fevereiro de 2009 2 Por Alan

No dia 10 de fevereiro de 2009 foi comemorado no Brasil o dia da Internet Segura. O Brasil pela primeira vez irá particiar do evento iniciado na Europa pela rede de organizações INSAFE, patrocinada pela Comissão Européia. O Brasil foi convidado a participar do evento pelo reconhecimento da Comissão Européia pelos esforços nacionais para combater os crimes digitais.

O objetivo da rede e do evento é promover o uso ético e seguro da Internet e outras tecnologias, por meio da difusão de informações, recursos e guias de boas práticas. Em 2008, 56 países participaram do evento. Neste ano, no dia 10 de fevereiro, ocorrerão atividades educativas e de prevenção em 65 países e pela primeira vez no Brasil.
No Brasil, a organização do evento está sob a responsabilidade da SaferNet Brasil e do Ministério Público Federal, os quais vêm buscando outras instituições interessadas em participar da rede, por meio do desenvolvimento de atividades de prevenção e da divulgação de informações.

A proposta do evento é a responsabilidade compartilhada entre governos, educadores, pais, ONGs, veículos de mídia, indústria e outros atores relevantes na proteção dos direitos dos cidadãos no que se refere ao uso das novas tecnologias. Os organizadores acreditam que a parceria entre esses atores é fundamental para garantir o uso positivo dessas novas tecnologias, bem como reduzir os riscos decorrentes de comportamentos perigosos ou abusivos.

postal_bullyingnewpostal

Como o QGnet não poderia ficar fora dessa recomendamos os seguintes sites:

Site Oficial da SaferNet Brasil, ONG destinada ao combate e prevenção de crimes digitais http://www.safernet.org.br
Movimento em pró-Internet Segura http://www.internetsegura.org
Cartilha contendo Informações relevantes sobre Internet Segura http://cartilha.cert.br

Veja também: