Google Sidewiki no Brasil

23 de setembro de 2009 3 Por Marta

O Google lançou hoje (e enquanto escrevo isso a notícia é velha) o Google Sidewiki, uma extensão da barra do Google. Ela abre uma janela lateral na página que você está navegando e você pode tanto adicionar conteúdo quanto ver o que as outras pessoas comentaram. Com o vídeo dá pra entender melhor:

É uma idéia genial. Podemos participar ainda mais ativamente das páginas, melhor ainda do que comentários de blog. Os interessados podem ir muito além da leitura padrão, se aprofundando nos detalhes e compartilhando conhecimento. Web 2.0 aí, a vista de todos, onde todo mundo tem acesso cada vez mais fácil à publicação de idéias.

Mas será que nós, brasileiros, estamos prontos para dizermos o que pensamos dessa forma?

Imagine navegando no G1. Hoje o metrô de SP teve um princípio de incêndio e se locomover no caos chuvoso da maior cidade da América Latina foi um pouco mais difícil. Se o Sidewiki estivesse operante, ao clicar, o que veríamos? Mais informações, como se já dá para ir trabalhar ou se houve feridos, ou gente gritando em caps lock (ou “jeitinho”, como quiser) que o Kassab não presta?

sidewiki_fail#FAIL – Provando meu ponto, propaganda fora de contexto direto na home da Sidewiki.

Grandes poderes acompanham grandes responsabilidades. Esperamos que o público que use a ferramenta o faça da melhor maneira possível, criando conteúdo responsável e relevante.

Marta Preuss assume que tem medo da orkutalização de tudo.

Veja também: