Conclusão da Campus Party 2009

26 de janeiro de 2009 2 Por Marco

Chegou ao fim a Campus Party 2009 e podemos afirmar que o evento foi um sucesso!

Campus Party 2009

Novas tecnologias foram apresentadas, velhas tecnologias foram discutidas, conceitos revistos e muita gente se divertiu e se informou nesta que é considerado uma das maiores feiras de tecnologia do mundo.

As exposições receberam 118662 visitantes (número oficial), fora os 6655 campuseiros acampados dentro do próprio evento, entre eles, 4000 pessoas utilizando o link de internet de 10Gb, conectados através de 100 km de cabos de rede e 10 km de fibra ótica, números impressionantes.
CP01Entre tanta informação e entretenimento, conquistas emergiram, como a construção e apresentação do CP01, o primeiro robô humanóide brasileiro usando tecnologias livres, ele possui cabeça, tronco e braços, foi montado inteiramente durante o evento e na apresentação, acendeu os olhos, leu (reconhecendo as letras), moveu a cabeça e identificou rostos. O projeto é aberto e foi disponibilizado na internet para aprimoração (clique aqui).

Na Campus Party 2009 ocorreu também o record nacional de overclocking (técnica de fazer com que o computador chegue ao seu rendimento máximo, acima da margem definida pelo fabricante), onde a equipe BR-OCTeam chegou a uma velocidade de processamento de 5,6 Gh, atingindo a marca de 8,6 segundos no tempo de cálculo do número Pi (?) com 1 milhão de casas decimais, o resfriamento da super máquina foi realizada com uso de nitrogênio líquido. O recorde mundial é de 6,5 segundos de cálculo do Pi em um processador que chegou à velocidade de 6,8Gh.

A feira contou ainda com presenças ilustres, como Timothy Berners-Lee (criador da linguagem HTML e dos protocolos HTTP e sistema URL), Gilberto Gil e diversos blogueiros e personalidades conhecidas na internet.

Mas nem tudo foram flores na Campus Party deste ano, como todo bom ato organizado por seres humanos ocorreram algumas falhas que não chegaram a atrapalhar o desenrolar do evento, mas devem ser citados. No dia 22/01 (quinta-feira), enquanto a equipe do Filecast era surrada no paintball pelo pessoal do QGnet, ocorreu um grande desintendimento entre alguns campuseiros e um “funkeiro” em sua apresentação, ocorreu também uma briga entre o pessoal que estava acampado e os seguranças do evento, na área da barracas. Fora esses fatos lamentáveis, alguns aspectos poderiam ser melhorados no próximo ano, como uma maior diversidade de apresentações e palestras na área de exposições que é aberta ao público e a instalação de isolação acústica entre as palestras na área fechada, pois esta simplesmente não existiu e acompanhar um ambiente com 12 palestras e apresentações ocorrendo simultâneamente é complicado.

Concluindo, a Campus Party 2009 foi uma experiência formidável a todos que acompanharam, tanto na área livre, quanto no setor fechado, todo mundo saiu ganhando, sendo com grandes e novas experiência, sendo com diversão, no final, o maior lucro, além do pessoal que simplesmente visitou a feira, ou das empresas que deixaram suas marcas e produtos em evidência para tanta gente, foi dos campuseiros, sem dúvida alguma, as experiências adquiridas, amizades conquistadas, informações absorvidas e até os brindes bacanas não serão esquecidos por estas 6655 pessoas tão cedo.

Acampamento na Campus Party 2009

O QGnet acompanhou a feira deste o primeiro dia de evento, agradecemos a organização pelo apoio e chance de realizar esta cobertura que também agregou muito a nossas vidas e ao nosso grupo, deixamos um parabéns especial ao pessoal do Filecast, que acampanharam e se dedicaram de cabeça a fazer uma cobertura muito profissional da Campus Party 2009 (veja aqui), com 43 posts realizados durante todo o evento, no momento exato de cada fato.

E que venha a Campus Party 2010!

– Mais informações em www.campus-party.com.br.

Mais sobre a Campus Party 2009:
- Conclusão da Campus Party 2009
- [CP09] Brainball!
- [CP09] Desafio QGnet vs Filecast
- [CP09] Software Livre
- [CP09] Panorâmica Área Expo
- [CP09] Podcasts e Gilberto Gil
- Campus Party 2009

Veja também: