Dragonball Evolution
9 de abril de 2009Sim, chegou o dia… nesta quinta-feira estréia no Brasil o filme “Dragonball Evolution” baseado nos mangás de Akira Toriyama.
Este lançamento se tornou polêmico e não está sendo bem recebido pelos fãs da série Dragon Ball por se tratar de uma adaptação livre, fora dos moldes originais.
Sinopse:
Goku acreditava ser um adolescente comum, até a morte de seu avô virar seu mundo de cabeça pra baixo. Não bastando o fato de perder seu avô, agora ele precisa salvar o mundo inteiro de um louco que está atrás das sete esferas do dragão. Quem conseguir as esferas, terá todo o poder do universo nas mãos.
Mas afinal, o que esperar do filme ???
Não espere encontrar animais falantes, Goku como uma criança ingênua, um mestre Kame baixinho de careca, Yamcha com medo de mulheres ou o Piccolo com anteninhas e um turbante pesado.
Dragonball (tudo junto) Evolution tem apenas base no original Dragon Ball, com os principais personagens reformulados, se prepare para encontrar o Goku como um jovem estudante, com interesse romântico, sendo o perdedor de sua escola…
Mas por incrível que pareça, essas diferenças não tornam o filme ruim, se trata de uma obra até interessante com bastante ação e armas marciais, pecando apenas na infidelidade com a obra original a que é baseado, o que é um belo ponto negativo quando falamos de uma história tão popular em todo o mundo.
Confira o trailer:
Reparem no trailer que as esferas do Dragão não foram criadas por um Deus específico, como nos mangás e animê…
James Marsters, o vilão Piccolo.
Confira nos cinemas de todo o Brasil, Dragonball Evolution, com Justin Chatwin, James Marsters, Jamie Chung, Emmy Rossum, Eriko Tamura e Chow Yun-Fat, a direção é de James Wong.
Veja também a crítica do filme, pelo Trilha Filmes.
Marco acha que Akira Toriyama agora entende e apoia a causa de Alan Moore.
– Atualização – Assistimos o filme
(Pode conter spoilers… mas quem liga?)
Eu tinha preparado esse post (ou PÔOUST, mais informação no QG Podcast 29) antes de ver o filme, escrevi baseado em críticas na internet, jornais, prévias e pelo pessoal do Trilha filmes que nos passaram várias informações, isso por quê a FOX fez uma cabine de imprensa muito limitada para o lançamento deste filme (agora entendemos por quê)…
Passado o estardalhaço do dia de estréia, aproveitei um sábado de folga em meio a um feriado prolongado cheio de trabalho para assistir o filme e venho aqui lhes trazer a minha impressão, como fã da saga Dragon Ball desde criança.
Cheguei logo cedo ao cinema, para aproveitar a primeira sessão do filme, verifiquei que Dragon Ball Evolution está sendo exibido em apenas uma sala, com quatro sessões diárias da cópia dublada. Dublagem que convenhamos, do mais alto nível, trabalharam no filme os mesmos dubladores do animê, o que empolga demais nos primeiros instantes da exibição e no final das contas, acaba sendo o único detalhe que valeu a pena ter visto (ou ouvido).
Sim, infelizmente, me esforcei, deixei o preconceito em casa, mas a conclusão que tive ao sair da menor sala do cinema em questão, com as outras 10 pessoas corajosas que também pagaram para ver o filme (das 10, 7 eram crianças), foi “o filme é ruim“.
Claramente Dragonball Evolution é uma tentativa de agradar e atrair um novo público do ocidente, deixando de lado totalmente as opiniões dos fãs… e o pior é que não conseguiram nem convencer os novos telespectadores, a história é vaga e simplista, tudo ocorre muito rápido e até as cenas de luta são fracas… lamentável.
Como fã de Dragon Ball, devo dizer que fico chateado em ver que após tantos anos de espera para um filme da franquia, o resultado não aproveitou a essência básica da história.
Personagens importantes não aparecem, outros são criados e jogados no roteiro de qualquer forma, dá a impressão que pegaram todos os mangás Dragon Ball, picaram as páginas e lançaram pra cima, os primeiros 20 quadrinhos que conseguiram capturar no ar foram jogados (encaixados seria um termo muito forte neste caso) na história de qualquer jeito.
O filme começa com o treinamento entre Goku e seu Avô Gohan, bem em seu dia de aniversário de 18 anos (!!!), ambos já tem controle sobre os elementos (!!!) e podem utilizar de deslocamento do ar(!!!), o que seriam os golpes luminosos do KI na história original… cena encerrada por uma frase do Goku: “Vovô, quando o senhor vai me ensinar a me dar bem com as garotas?“… na cena seguinte, Goku é intimidado por valentões da escola (!!!) e vê seu interesse romântico, Chichi, dando mole para os fortões e ficando com pena dele (!!!)… e é daí pra pior… Piccolo é um demônio adormecido a 2000 anos que no passado controlou “Oozaru”(!!!) para destruir a Tera… Piccolo inclusive, personagem muito mau aproveitado, que aparece solta uns raios e volta para sua nave(!!!) com a comparsa May(!!!).
Outro detalhe que chegou a dar “caimbras nos olhos e ouvidos”, são as forçadas de continuidade, como na sala em que a Bulma acusa Goku de roubar sua esfera de energia, pensando haver apenas uma, Goku a informa com uma simples frase “são 7” e ela anuncia “Vamos atrás das 7 esferas do Dragão”… e tem ainda o Piccolo informando Goku que ele era um saiyajin e que deveria ser seu servo… AHHHH PQP!
Pra quem não conhece a história original, pode estranhar a minha indignação, mas saiba que no começo dos mangás de Akira Toriyama, Goku é uma criança com calda, criada no meio do mato pelo avô, que morre por suas próprias mãos em uma transformação causada pela Lua Cheia, Goku é ingênuo a ponto de não saber a diferença entre garotos e garotas, nunca foi a escola e não compreende nada tecnológico, conhece Bulma e em sua jornada para reunir as esferas do Dragão e realizar um desejo, conhece o mestre Kame, um velho careca e tarado, que vive em uma ilha deserta e decide o treinar junto com Kuririn (que não aparece o filme), um garoto de mesma idade que demonstra força semelhante a Goku.
O tempo passa, eles participam de vários torneios de artes marciais e conhecem Piccolo, a parte maligna de um alienígena, que expulsa o seu lado mau para se tornar Deus da Terra, ele cria as esferas do Dragão, aos 18 anos de idade, Goku já está casado com Chichi (casa por ter prometido e por achá-la forte, não por interesse) e com um filho… igualzinho a história do filme hein…
De qualquer forma, o filme chega a divertir pelos efeitos em algumas poucas cenas, tudo ocorre muito rápido e sem detalhar a história em nada, pra vocês terem uma idéia, a cena final que no animê duraria cerca de 10 episódios, dura 5 minutos, ou menos, e com os mesmos acontecimentos, parece que está tudo passando em flashs.
Talvez seja interessante assistir pela curiosidade, mas vá de mente aberta e com a consciência de que é um filme ruim infelizmente.
Estão planejando a sequência… e isso sim, me dá mais medo ainda.
– Live Action / 1989
Poucas pessoas sabem, mas Dragon Ball foi adaptado para uma versão com atores reais em 1989, confira a primeira parte logo abaixo e tire as suas próprias conclusões.
AHhahah…
Picolo sem antena não tem graça mano!!! kawkawawkk
Dragon Ball (separado) seria assim se fosse um autor americano que tivesse escrito a história… akwkawkkw
“agora ele precisa salvar o mundo inteiro de um louco que está atrás das sete esferas do dragão”
isso já diz muito do filme
não bastaram as bombas atômicas, tem que jogar essas bombas cinematográficas também?!?!?
eu ainda acho que o SSJ vai ser assim http://frangoskywalker.blogspot.com/2007/11/filme-dragon-ball.html
hduashdusauhduhaduashu
Porcaria de filme, hein?!
Como assim nem pegam um japa pra fazer o Goku?
Ahh mto fraquinho =P
HSAUHSAUAHUASHUSHSAUSHUAHUASHUASHUSAHSAUHSAUHSAUSAHUSA
ki lixo, sorte ki eu nem fui no cinema pra ver
Poxa vida… de amargar esse filme… kawkawkawk
Tomara que “L Change the World” seja uma adaptação melhor… awkawkwk
Acabaram com minha infancia!!!
E todo santo dinheirinho juntado que a vovó dava pra comprar bala e eu guardava pra comprar mangá.
Todas as suspensões da escola e machucados por pular o muro da escola para ver o anime!
Os murros na Tv quando chovia e a band ficava uma merda em casa, as fitas de VHS que comprava so pra gravar a Saga Boo.
Um desrespeito a qualquer fã!! Lamentavel q isso tenha acontecido, o que sera da proxima geração??
Chega a dar Nauseas essa verdadeira merda de filme!
Dragon ball sem Kuririn? tem a May e nao tem o Kuririn, Yamcha ridiculo, nem vou continuar falando, senao haja teclas!!
pessima critica desse site
vc queria ver ” animais falantes ” no cinema ??
Ta de brincadeira , parabens os diretores pela adaptação
Mudanças seriam necessarias e todo mundo sabia que seria assim
minha nota pro filme foi 7
E que venha a continuação e Vegeta \o/
@Mauricio: Claro que não queria ver animais falantes cara… heheh
A questão nesse filme nem é tanto o fato de TRATAREM OS FÃS COMO IGNORANTES, o problema é que como filme, está tudo mau trabalhado… o roteiro não encaixa, várias falhas de continuidade, a ação não empolga.
Infelizmente e independente de ser Dragon Ball ou não, é um filme ruim.
O filme me decepcionou e muito. Quando sai do cinema as 1:20h da matina de sábado, corri até uma banca para comprar o especial da Mundo Estranho, sobre Dragon Ball. E ao longo do dia, me entupi com coisas ligadas a Dragon Ball, para ver se eu me recuperava da “porrada” que o filme me deu.
Infelizmente, o filme todo é mal-aproveitado.
Acho engraçado que no final, quando juntam as Esferas, o vô do Goku morreu faz menos de uma semana, e ele pede para que devolva a vida a um cara que ele conheceu a uns 3 dias. Muito zuado e corrido.
Naum saquei Marco
por acaso tu acha que é melhor do q a gnt pra escrever assim
pow meu, soh editor de filmes e tal
cara tu deve te achar o máximo neh
olha, nem vo comentar sobre dbe, pq eu
“eu” soh muito fa do anime, aliás assisto desde que eu tinha o que???
6 anos de idade
soh fa sei a história, a trilha sonora, a legenda e o man-darim de dragon ball, dragon ball z e gt, sei até detrás pra frente
msm assim naum soh tão critica, soh humilde
sei separar que dragon ball é muito amplo e lindo pra ser retratado em 89 min
fiquei revoltada com algumas coisas que vi, ainda naum assisti o filme todo, mas…
“mas” como uma “verdadeira” fan, fico feliz em pessoas terem a oportunidade de conhecer qm foi o magnifico goku e suas aventuras pelo universo
e dbe traz isso!!!
naum vo discutir pq cada um tem sua opinião, mas acho que naum é soh pq tu é editor que pode escrever desse jeito
e daí? eu soh fan, pode me tacar qualquer pergunta que eu respondo
sei lá, alguma coisa que tu acha na cova, sei até a 1ª fala do goku que é
“oi, hj tah uma linda manhã” – q ele diz pra um macaco
mas só pra te botar nu teu lugar, criticando ou naum o filme, editor ou naum, tu nunk vai saber e nem entender mais do q um fan de verdade!!!
Realmente, Marco, o filme é um lixo.
E @Nicole: Maluco!!
pra quem é fã e pra quem nao é fã: ESSE FILME É A MAIOR MERDA Q JA VI
NO CINEMA!!!EU POSSO AFIRMAR PQ ME CONSIDERO UM CRITICO pra filmes!
eu adoro animes,coleciono animes e filmes.mas dizer q se trata de uma adaptaçao uma merda dessas? nao vou dizer q é bom por levar o nome:dragon ball. sou fã do anime,mas esse cliche americano passou dos limites!dizer q ´e ruim e elogio.o cara q fez a materia foi gentil demais,rsrsrs
admitam esse filme ta ruim!!!!
a propria distribuidora do filme admite:
COMENTARIO DA PROPRIA FOX:
‘Dragonball Evolution’: do mangá pra telona
Poderoso guerreiro protege a Terra de incontáveis vilões decididos a dominar o universo e controlar objetos místicos. Veja o trailer da adaptação do desenho para cinema.
foi uma adaptaçao???? q merda!!!!!foi so mas um cliche pra jovens
americanos retardados q nao sabem oq e anime! pois tao acustumado
a verem desenhos de viado!!!!!!
Tenho medo desses fãs de anime oO
“Direto ao drama: Dragonball: Evolution, a adaptação de uma das séries de mangá e animê mais queridas do planeta, teve o desempenho que era esperado dela nas bilheterias dos Estados Unidos. Apesar da gigantesca expectativa (ou seria melhor dizer “apreensão”?) pela produção, os fãs simplesmente recusaram-se a conferir essa patética tentativa de transportar às telas a história de Akira Toriyama. O resultado foram apenas 4,6 milhões de dólares nos Estados Unidos, jogando o filme direto na oitava posição, com média ínfima por sala de 2,10 mil dólares.” – Omelete
Em primeiro lugar de bilheteria ficou o novo filme da Hannah Montana… ¬¬
Sem mais comentários.
Hannah Montana é legal AUEuAeaaehuehuehueuEUAE
Geeeeeeeeeeeente quem é essa Nicole maluca que escreve bem errado e disse que o Marco se acha?
hahaha
O filme é ruim pra cassete! kkkk
Tudo bem que nunca gostei do desenho mesmo, mas o filme consegue ser mto péssimo =S
Saca só nesse vídeo, feito por fãs…
http://www.youtube.com/watch?v=m-r4B0Fa_-s
Diria que passa muito mais o espiríto de Dragon Ball do que o filme que está nos cinemas…
Pra quem não conhece, esse vídeo ilustra um combate entre o “Gohan”, o filho mais velho do Goku com a Chichi que leva o mesmo nome do avô, e dois androides que são destaque em uma das fases mais bacanas da temporada “Z” da série.
Abs.
Animal o vídeo.
Muito boa a luat das andróides!!
Esse filminho tem mais estrelas que o “evolution”…
pessoal parem de ser viadinhos.vcs não são fãs de verdade de Dragon ball.fã esta sempre pronto para botar lá em cima nas horas mais dificeis,ao contrario de vcs. o filme pode até ser fora de ordem mas a gente tem que aprovar as coisas sobre DBZ. se a gente não aprovar,os outros que não conhecem a historia vão achar que o Mangá/Anime é um lixo..
DRAGONBALL EVOLUTION PODE ATÉ SER UM LIXO MAS VAI SER ESSE LIXO QUE PODE POPULARIZAR O NOSSO GRANDE HEROI GOKU ASSIM COMO SUPER-MAN E HOMEM-ARANHA QUE CRECERAM MUITO NO CINEMA!
UffA!
MAS SÓ UMA COISA ME DEIXOU CHATEADO, O GOKU NÃO TEM CAUDA E SE TRANSFORMA EM MACACO. MAS DA PARA DESCULPAR………
e nois brasileiros nun sabemos tambem porra nenhuma de manga quen sabe mesmo são os japa e esse filme eu ainda vou ver mas que fdp são tu pra falr desse jeito de um filme q nun e pra ser o original ou vc tava esperando oq um dragon ball comun ??!! eu me espantei en ver o picollo do mau mas msm assim os americanos saben ben mais doq nois e um fato e vcs são o bando de noob olha vcs nun saberiam fazer um filme melhor por isso calem a boca deviam agradecer q o dragon ball ta ficando famoso en outros paises e nun esculachar o filme !!! e o primeiro ruim depois viram outros otimos isso foi uma tentativa de adaptação eu vi o filme todo e nun me arrependi nada vcs nun sabem nen onde estão as suas calças e ja tam falamdo merda cassete !!!!
Meus Senhor, previdenciai umas aulas de português para o indivíduo acima, ou um tradutor talvez… E agora tem que ser americano pra ser inteligente e possuir senso-crítico então?
E com relação ao filme, foi literalmente uma decepção, história ridícula, lógico que teria de haver algumas adaptações na história para fazer o filme, mas o que eles fizeram foi um insulto de tão forçado…
Goku querendo ser o “pegador” da escola, pedindo até para o avô ensina-lo a “pegar garotas”, simplesmente patético. E onde está o aspecto “tontão” e inocente do goku? O macaco gigante tinha um metro e meio de altura…
Então resumindo, a caracterização do filme é grotesca, a história não tem nada a ver com a original e além de tudo isso o filme é de dar sono (eu teria dormido se não estivesse com tanta raiva da merda que fizeram com um clássico).
E quando o cara de alguns posts acima disse que o cara que fez a matéria foi gentil com o filme, eu acho que até mesmo este foi gentil demais, pois o Marco foi um anjo nos comentários esse filme.
O filme é basicamente um amontoado de clichês americanos(uma mistura de power rangers+karatê kid), com alguns elementos de DB. Roteiro é muito fraco, não tem profundidade nenhuma, ação não empolga. Uma tentativa fracassada de fazer dinheiro em cima de uma obra famosa(foi bem feito pra eles).
E para aqueles acham que o universo fantasioso de DB seria rídiculo nos cinemas, nunca deve ter visto senhor dos anéis, harry poter, star wars e tantos outros. Tb nunca assistiram a ultima luta de matrix, reino proibído…
Enfim…tem que ter uma visão muito limitada, pra afirmar que a única forma de adaptar DB para os cinemas, é criar um filme clichê no mundo real com um nerdizinho americano e dar-lhe o nome de goku. Francamente…
Afff…Goku é mó tarado nesse filme!!!!
Desde quando ele se enporta em conquistar garotas??
Inda bem que não fui ao cinema assistir isso! DEPRIMENTE!!!!!!!