Homenagem a ignorância
16 de abril de 2009Nesta quinta-feira (16/04), o arcebispo de Recife e Olinda, dom José Cardoso Sobrinho, será homenageado pela instituição norte-americana Human Life International com o Prêmio Cardeal Von Galen “em reconhecimento por sua atitude heroica no cumprimento do ministério episcopal, na defesa da vida humana, ao enfrentar o desagrado de tantos que promovem a cultura da morte”.
O Prêmio leva o nome de Clemens August von Galen (1878-1946), que foi bispo na Alemanha durante a era nazista e levantou sua voz em defesa dos pobres e dos doentes, protestando contra a eutanásia, a perseguição dos judeus e a expulsão dos religiosos.
Pra quem não se lembra, José Cardoso, ou um tal de “Zé”, como preferimos, foi contra o o aborto de uma menina de nove anos que ficou grávida de gêmeos após ter sido abusada sexualmente pelo padrasto, em Pernambuco.
Ao não conseguir impedir o aborto, Zé comunicou a mãe e os médicos que salvaram a vida da menina, que todos estavam automaticamente excomungados da Igreja Católica. O Padrasto estuprador será perdoado pela justiça divina por cometer um crime sagrado mais brando. Este caso nos indignou e destacamos no QG.
Lembrando do ocorrido e vendo esta homenagem que ocorrerá hoje, as 20hs, em Recife, se torna inevitável imaginar que a igreja católica não condena a pedofilia, nem as suas consequências, pregando de forma cega, uma doutrina que acaba indo indiretamente contra a vida, em nossa sociedade moderna… talvez seja por isso, que vira e mexe aparece algum caso de padre ou bispo que abusam sexualmente de crianças.
Pra quem estiver em Recife e quiser comparecer, nem que seja de longe pra dar um “tchauzinho” ao homenageado, segue o texto do convite oficial, enviado a algumas autoridades religiosas:
Front Royal, Virginia (EUA): O Presidente da HUMAN LIFE INTERNATIONAL, Rev. Thomas J. Euteneuer, tem a honra de convidar as autoridades civis do estado de Pernambuco, bem como todos os Exmos. E Revdmos. Bispos do Brasil e o povo para a entrega do Prêmio CARDEAL VON GALEN, ao Excelentíssimo e Reverendíssimo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho, em reconhecimento pela sua atitude heróica em defesa da vida.
Horário: 20:00 horas
Local: Auditório do Colégio Damas,
situado à Av. Rui Barbosa, nº 1426 Aflitos, Recife/PE.
Marco parabeniza o sr. ‘dom’ José Cardoso Sobrinho pela homenagem e deseja que o padrasto estuprador da menina se redima e se torne amigo próximo de todas as crianças que o arcebispo ame, suas familiares, pessoas próximas… o mesmo vale para as pessoas de grande ‘bom senso’ que oferece tal homenagem.
Se alguem que more em Recife e acompanha esse site e partilha de nossa indignação vá até o ato e grite “ME excomunga tambem FDP!!” (Campanha do Tohru)
Justo agora que o “Jesus me chicoteia” foi pra vala…
Sou cristão, defendo a igreja, não o catolicismo… a igreja.
Atos como esse são de enfurecer qualquer um com QI positivo.
Acho simplesmente lastimável um padre que comete tamanha idiotice / distorção da Palavra / infantilidade / um monte coisas que esse cara deveria ouvir, esse sim deveria ser excomungado.
Respeito o catolicismo, não concordo com MUITA coisa que é pregada lá, mas sei que mesmo os católicos praticantes (não fanáticos) que lerem essa matéria ficariam putos também.
Se morasse no Recife eu gritaria “ME EXCOMUNGA TAMBÉM FDP!!!”
Eu queria saber como que os fieis que vão a igreja desse cara estão agindo nesse caso
Minha mãe!! Que p*$$@ é essa??
Ah não, fiquei nervosa!
Dá ou não dá vontade de “excomungar” esse padreco güela abaixo??
E essa “bendita” igreja??
Quem resolveu que ele é o herói?
E os médicos que salvaram a vida da menina? PECADORES!!
Ai, mas que bom que eu sou pecadora!!
O que mais poderíamos esperar de uma “instituição” que já queimou tanta gente viva? O que esperar de uma instituição onde a sede é coberta de ouro? O que esperar de uma instituição que prega o NÃO USO de camisinha (inclusive na África, onde o número de pessoas contaminadas com a AIDS não para de subir)? O que você espera dessas pessoas?
Não são todos iguais, com certeza grande parte da igreja não deve concordar com essa decisão, mas no fim das contas, é a que prevalece.
Eu nasci católica, minha família é católica, mas não costumo freqüentar igreja. Creio muito em Deus e todos os seres que me digam ser divinos e de bem, mas contesto muito certas doutrinas. Não acredito que a Bíblia seja um livro tão sagrado, pois foi escrito por homens. Não acredito que padres e companhia sejam homens “santos” ou capazes do poder de perdoar. Isso não existe. Eles são homens. Só.
Agora, gostaria de saber, o que a igreja faz com padres pedófilos?
Tsc, tsc…
Sra. B!
Estou com nosso querido Reverendíssimo DOM José Cardoso, um erro não se concerta com outro, só quem tem direiro de tirar VIDA é DEUS, o mesmo DEUS que fez com que esta garota engravidasse este mesmo DEUS com certeza iria dar condiçoes para ela ter as crianças!
o mesmo Deus que fez com que esta garota engravidasse??????????????????????
Nossa essa foi pra matar a pau mesmo
Maria Elza, quem engravidou essa garotinha não foi Deus e sim o doente do padrasto dela que é tão doente quanto esse seu ‘querido reverendíssimo “”Dom”” josé cardoso’. Não importa sua opinião e sim dos médicos e da mãe da criança que podem optar por, vamos dizer, simplesmente salvar sua filha de um risco de vida eminente.
Maria Elza, concordo que um erro não se conserta com outro…
Mas não foi Deus que fez com que a menina engravidasse, Deus pode ter PERMITIDO que ela engravidasse para ensinar uma lição a alguém, no caso ao padrasto dela. Não confunda as coisas.
Respeito a opinião daquele senhor em não concordar com o aborto.
Porém arriscar a vida da criança (a de nove anos) em prol de uma gravidez fruta de estupro (pois acho difícil que a menina teve a escolha de manter relações com seu padrasto ou não) seria muito mais errado.
O que chocou mesmo foi excomungar as pessoas envolvidas na cirurgia que salvou a menina de uma provavel morte futura.
Gostaria que a senhora/senhorita Maria Elza se colocasse no lugar da menina.
Imagine que você tem entre 7 e 12 anos e seu padrasto começa a abusar sexualmente de você.
Posso estar enganado, mas aos 7 anos os orgãos sexuais não estão prontos para a chegada de uma criança.
Sabendo que o sistema reproduto e os orgãos sexuais de seu corpo não terminaram de se formar, ele não usa camisinha.
Mas algo acontece, você fica GRÁVIDA!!!
Os médicos sabem que as chances de você sobreviver os 9 meses de gestação são MÍNIMOS… eles conversam com os pais e decidem abortar essa criança, que, apesar de ser tua, iria te matar.
Você considera justo o padre excomungar os médicos, sua mãe, inclusive você, porque vocês optaram por te deixar VIVA e ainda te privar de sofrimento do qual não tinha culpa alguma?
Ele aplicou um castigo, mas ele é pecador também e o único que tem direito de castigar alguém é DEUS! Mais NINGUÉM! O que ele deveria ter feito era conver com a família da menina.
Lembre-se que perante Deus não existe pecado pequeno ou pecado grande, pois todo o pecado para Deus é um pecado e O entristece, independentemente do tamanho que o ser humano considera que seja.
Tentar o próximo ao pecado também é um pecado, e o padre, com sua atitude, fez com que muitas pessoas pecassem julgando alguém que não merece ser privada do direito de ouvir a Palavra de Deus, direito dado pelo próprio Deus.
Reflita sobre isso. Se ainda assim você não concordar que excomungar os envolvidos não foi a atitude correta a ser tomada, sujiro procurar ajuda.
Pois Deus mandou seu Filho para que TODOS tenham direito à vida eterna, o feto na barriga da menina está no céu agora (pois Deus tem piedade daqueles que não tem conciência do que fazem), mas o reverendíssimo está privando a família da menina de ter acesso a Palavra e a reconciliação com Deus.
Caramba pessoal… que coisa mais triste esse premio…
Caríssimos,
A reportagem e os comentários merece algumas perguntas.
Vocês sabem o que é a excomunhão? Pesquisaram?
Se pra vocês a Igreja pouco importa, por que uma pena que remete a Igreja e somente a Igreja incomoda tanto? Pois a pena é em relação a comunhão com a Igreja.
Acredito, me desculpem, vocês são filhos do modernismo onde a opinião é muito importante e a verdade é esquecida, onde o zelo pelo fato não existe.
To cansado de ouvir pessoas dizerem abobrinhas, pessoas que preferem não se aprofundar no assunto, mas amam dar opiniões. E olhem que só tenho 17 anos, me aprofundei no assunto, foram 2 semanas estudando, e prefiro não dar opinião. Sabe hoje é cheio de gente que fala abobrinha sobre a Santa Inquisição, mas nunca leu um livro fidedigno sobre o assunto. Estes dias eu vi uma pessoa comentando e disse que a inquisição matou milhões( Absurdo, nem a inquisição espanhola que foi a inquisição que jogam nas costas da Igreja sem nada ter com ela conseguiu tais números) e Galileu Galilei foi condenado por ter dito que a terra girava em torno do sol. Ledo engano, mais um enganado pela mídia e o resto de comunismo brasileiro, por exemplo: Galileu não foi condenado pelo heliocentrismo, mas por uma teoria sobre substancia e acidentais, que ia contra a fé além de ser mentira. Muita coisa não é dita, e o pouco que é dito é distorcido. O problema é que as pessoas ouvem a globo e acham que sabem de tudo, até hoje a mesma empresa não se retratou em ter dito que o bispo “excomungou” os médicos e a mãe, e não foi por erro ou por não saber, acredito que foi por má fé, assim como pessoas passaram informações a vocês e lhe formaram opiniões sobre o assunto. É triste, no Brasil pessoas levam muito a sério palavras de pessoas como o Sr. Arnaldo Jabor, que vira e mexe fala abobrinha. É triste no nosso país a ignorância é apreciada, um exemplo é a reportagem a cima e ouras do mesmo tipo.
Que pena!
Ah, quem se informar saberá os riscos que a menina corria realmente, saberá que desde de o principio um padre acompanhava o caso, não era da Diocese de Dom José, saberá que a mãe foi quase obrigada, sendo analfabeta a colocar a digital na folha que permitia o aborto, mesmo o conselho tutelar que acompanhava não ter dado parecer, saberá que a Igreja tem regras para quem az parte dela, assim como nosso País, que comparação boba uma república,rsrs, e não é opinião de Dom José, é CDC, pesquisem que saberam tudo, mas pesquisem em boas fontes, não na globo, está é o antro da ingnorância, por isso nosso país está como tah, ninguém quer saber a verdade, preferem uma opinião comoda.
Abrs
Fala @Andritony ,tudo certo ?
Cara, acho forte você dizer que estudou duas semanas sobre um assunto e prefere não opinar sobre esse caso, você estudou tanto e não concluiu nada ?
E nos escreveu uma opinião tão longa sobre o lado sombrio do jornalismo e disse que estamos errados, você estudou sobre esse assunto também antes de dar opinião tão adversa ?
Me diz ainda meu caro, em algum lugar deste artigo você leu alguma inverdade? O padre de fato não excomungou a mãe e os médicos ?
E sim sim, estudamos a respeito… sabemos o que é excomunhão… Você ouviu o nosso podcast sobre religiões e aquele com o título “tá tudo errado” antes de pré-definir um conceito sobre nós ?
Estamos cientes e bem informados sobre o caso, fica tranquilo… a excomunhão sob os olhos da igreja e consequentemente da sociedade, é vista como uma punição, mesmo que simbólica… o que nos deixa indignados é o fato de uma punição a médicos e uma mãe, que estavam tentando salvar a vida de uma criança, e conseguiram!
Talvez isso não fosse polêmico, se o tal arcebispo, excomungasse o pai estuprador… esse não… serão perdoado, pode se redimir… eu particularmente foi a favor de punir esse cara fisicamente, na base da bica… chamar o “Sub-Zero” brasileiro pra ele… mas até agora, a punição e o “olho-torto” foi para quem salvou a vida da menina.
Só uma ultima observação sobre o seu comentário…
Você disse que “quem se informar saberá os riscos que a menina corria realmente”… Mas afinal, qual era esse risco ? Fala pra nós…
Sinceramente eu não creio que uma criança de 9 anos tenha estrutura física pra passar bem pela gravidez… de gêmeos!
Eu não sou médico, posso até estar enganado, mas se você vier aqui dizer que ela não corria riscos, direi que o seu comentário perdeu o valor e recomendarei um prêmio igual ao do arcebispo pra você, já leu o título do post ?
Abração!
Gente, vamos com calma. Maria, não fale heresia, para de escutar o Padre e vá ler a Bíblia, te garanto que ela tem mais informação que o cara da batina.
Deus NÃO escolhe o que cada pessoa vai fazer em cada caso, não somos marionetes, existe uma coisa chamada livre arbítrio e que todos sabem o que é, Deus sabe de todas as coisas, mas nós que as fazemos, ele só sabe o que vamos fazer e não faz nos fazermos. Porque é tão difícil ver uma coisa tão clara como essa?
Andritony, deixa de ser burro e adolescente, quando virar adulto conversarmos como adultos. Estudar duas semanas não é ser inteligente é se achar entendido. Pessoas aqui, como eu, estudam religião e comportamento a anos e não saberemos tudo, jamais. Então para de ser burro e falar abobrinha. O que sei, e vi, é que a Globo, que você “ouve” (risos), é uma emissora com administração feita por católicos, de família católica, e em entrevista exclusiva para a mesma o próprio Dom – de ser – Zé contrariou tudo isso que tu falou.
Ps.: Eu não vejo televisão a meses. Alias, confidenciando aqui, eu não tenho televisão. Me informo das coisas pela internet em diversos sites.
Primeiro, temos TODOS que parar de simplesmente ficar julgando o cara e tacando ovos, isso também é ser infantil que nem ele. Vamos analisar o lado dele primeiro e assim, junto, ver onde ele errou.
O que acontece é que ele excomungou (excluiu alguém ou alguma coisa do credo a respeito de determinada religião) a equipe por assassinato, o de duas crianças gêmeas e para ele, a morte de duas pessoas é pior que machucar uma pessoa apenas, seja lá onde essa machucado seja, e nisso ele está certo! Com certeza é pior sim, ninguém tem direito a retirar a vida de ninguém, o problema é que as crianças ainda não tinham vida, e pior, ele agiu impulsivamente, já que não existe medidor de pecados no cristianismo pregador por Jesus, ou seja, nenhum pecado é maior, mais forte ou pior que o outro, é simplesmente pecado e até um Padre recém ordenado prega isso na igreja, me admira um arcebispo esquecer isso. Nesse caso, ele ou não deveria excomungar ninguém ou deveria excomungar todas as pessoas que comentem pecado. Só que ele excomungou porque a equipe e os pais desobedeceram a ele, porque ele MANDOU não abortarem, e ele, como o chefe maior da igreja na região se viu mais importante que os demais fiéis e por isso os castigou, um ato de total infantilidade, visto que ele é líder dos católicos ativos e não de médicos ateus por exemplo, se ele os excomungou, apenas mostrou que se acha acima da razão e quebrou um equilíbrio base para o uso da religião de forma consciente e inteligente, o “RazãoXEmoção”.
Um segundo ponto a se pensar é o fato de que, a menina de nove anos, por mais que tivesse já órgãos prontos para gerar um filho, não tinha corpo desenvolvido para gesta-lo, muito menos se fossem dois. O risco da menina nem conseguir chegar ao fim da gestação já era altíssimo, quanto mais na hora do parto dos dois. Se a mãe obedecesse o mandamento do Dom Zé – mané – ela poderia estar cometendo assassinato, e de três pessoas, os netos gêmeos e sua própria filha e tudo isso a mando do arcebispo que no caso também estaria cometendo assassinato, simplesmente por ser o mandante do mesmo e simplesmente falaria depois que “eu não tive culpa se ela não aguentou, eu só fiz a minha parte”, ou seja, a parte dele era mandar os três morrerem e ainda condenar a mãe a uma depressão infinita que provavelmente levaria ao suicídio, daí já seriam 4, mas isso já é uma suposição minha.
O fato dele não excomungar o padrasto é porque ele já está preso, pagando pelo que fez. O problema é que a igreja católica prega que pagaremos pelo que fizemos depois de nossa morte, no juízo final, porque como diz a Bíblia “A Justiça pertence a Deus”, ou seja, mais uma vez o próprio arcebispo foi contra a própria palavra que segue, o que nos retoma a conclusão.
A Igreja Católica em si deveria ou ser desfeita ou ser totalmente mudada. O simples fato de nomear um homem para representar Deus na terra já vai totalmente contra os relatos Bíblicos, visto que tinham 12 Apóstolos espalhados pregando a Palavra e não um, e por isso que a Igreja Católica se afundou, por ser controlada por pessoas comuns, com a mesma inteligencia como a minha e a sua, só que mergulhadas em um credo criado a 19 séculos atrás, e assim a Igreja Católica perde tantos membros para outras religiões e braços do próprio Cristianismo.
Pelo menos no caso dessa menina tivemos um final feliz, pois ninguém morreu, apenas os fetos que eram apenas fetos e não bebês, e todos podemos aprender uma pouco mais sobre responsabilidade social e sobre inteligência, pensamento e visão. Só espero que agora nós consigamos ver nas atitudes não só nos nossos líderes religiosas, mas até nos políticos e sociais a verdade por trás deles e assim saber o que estamos seguindo, a algo bom ou algo comum que por ser imperfeito uma hora erra e nesse momento é ruim.
Esse tal de “Andritony” deve ser o padrasto…. acho que se ele não vai se ofender se eu o comparar com o padrasto dela, já que ele concorda que o cara possa ser “perdoado”.
E Andritony, quem é um mísero padre pra perdoar alguém? Ele é melhor ou mais santo do que qualquer outro ser humano?? Acho que não…
Ah, e daí que vc tem 17 “aninhos”. Tá se achando um prodígio??
Vai arrumar um emprego moleque! Vai procurar o que fazer e pára de falar idiotice!
Ah, e Maria Elza, já que foi Deus que engravidou a menina e a culpa não é do canalha do padrasto, por que você não fica sozinha com ele num quarto trancado sem ninguém por perto?? Se é Deus que faz cada um agir conforme Sua vontade, é capaz que você não engravide, não é??
Ou, coloque sua filha, sobrinha, neta, perto dele….
Caríssimos,
esqueci que havia deixado um comentário aqui, agradeço as opiniões e as sugetões.
Sim comentarei sobre o estado da menina, pois pediram que eu falasse, digo do que sei, apesar de saber pouco, um amigo meu que mora em Recife buscou informaçoes e disse estar registrado que a menina recebeu alta do hospital que estava pois no mesmo ninguem faria o aborto, só pra citar houve varios casos de meninas dessa idade que tiveram bebê, alias, teve uma de 5 anos, apesar que de 5 anos dever ser uma raridade, que espero eu não aconteça mais.
ah, sobre a frase “esse não… serão perdoado, pode se redimir…”, a excomunhão não é definitiva, e lembrando é automatica, o caminho para sair da excomunhão da mãe e dos médicos é o mesmo do padrasto para sair da falta cometida, não há diferença.
Ah , eu não disse em nenhum momento que sei de tudo, e fico feliz de saber que foram pessoas adultas que leram meu comentário, só esperava que agissem como adultos, pois se há o local para comentários é pq se quer opiniões, e acredito que essas mesmas opiniões devem ser respeitadas.
Mesmo assim
abração a todos.
Ahh, cietei alta, pois não se dá alta a quem está correndo risco de morte, pode haver transferência, mas alta improvavel.
@Andritony: Meu Deus, vamos lá… a menina de 5 anos foi na Colômbia, ela está viva até hoje, tem acho que 85 ou 95 anos e muitas de seqüelas, inclusive não fala com quase ninguém devido ao estrago emocional que vive até hoje… a criança… nasceu problemática e se não me engano logo morreu.
Outros casos de meninas de 9 anos que tiveram filhos existem sim, mas não que tiveram dois ao mesmo tempo.
E por fim… é lógico que deram alta pra ela, afinal, como foi falado ela estava no começo da gestação, e não prestes a ter um filho… dã!
Sobre o campo de comentários, ele existe sim pra dar opinião, e o campo de replys existe para discuti-la.
E a minha pergunta é: esse é todo o seu conhecimento muito estudado, senhor adulto?
Se você aprova o que o Dom Zé fez e uma das três crianças morre, você foi a favor da morte delas. Ai eu terei o prazer de te chamar de assassino e conseqüentemente: pecador.
O que poderia se esperar da igreja católica além de hipocrisia?
A maneira como a igreja gasta recursos de centenas de milhões de dólares todo ano para defender padres pedófilos mostra sua atitude para com as crianças. Ninguém hoje pode estar tranquilo sabendo que seu filho está sob os “cuidados atenciosos” de um padre. Já tem igreja até abrindo falência para obstruir a justiça em casos de pedofilia.Desde o passado, quando eles promoveram uma cruzada só de crianças – na tentativa de comover o inimigo, talvez – onde as que não foram mortas foram escravizadas, já era evidente que não se preocupavam com o bem-estar delas e nem com a vida, em si.