Super Edmar Moreira World
12 de fevereiro de 2009O Deputado Edmar Moreira, se antecipando a qualquer decisão do partido DEM, solicitou ao TSE a desfiliação de seu partido. Essa manobra política é comum a políticos que suspeitam de que seu partido está planejando sua expulsão, porque segundo entendimento do TSE, os mandatos pertencem aos partidos e não aos eleitos, dessa forma, com a expulsão do partido, Edmar Moreira perderia também o título de deputado.
No domingo dia 08/02/2008 o deputado renunciou ao cargo de 2º vice-presidente, e por sua vez, à vaga na corregedoria da câmara dos deputados, através de carta entregue ao presidente da Casa, Michel Temer (PMDB), com receio de ser expulso do cargo e então no dia seguinte, solicitou a desfiliação do DEM. Pelo histórico de solicitações a desfiliação de partidários a seus partidos o TSE tende a aceitar os pedidos porém nesse caso pode ser diferente.
Pelo princípio da proporcionalidade partidária, o DEM deverá indicar um novo 2º vice-presidente para votação na câmara e como a situação entre o DEM e o deputado Edmar Moreira já não era muito agradável, as denuncias até que vieram em boa hora para o DEM.
Apesar da grande comoção causada na mídia nos últimos tempos sobre o castelo no interior de Minas Gerais, essa propriedade já é bem conhecida pela mídia já que desde sua construção, é destaque nas maiores revistas e tablóides nacionais, o que pode indicar que o deputado não estava agradando alguém ou algum partido para ocorrer a denuncia.
“Sobre o Castelo Monalisa: construído por Edmar Batista Moreira, ex-capitão da Polícia Militar que, da noite para o dia, se transformou em empresário bem-sucedido e deputado federal. A dona é Júlia Fernandes, de 52 anos, nascida de uma família humilde. O casal é proprietário de um fabuloso castelo no interior de Minas Gerais. São 7.500 metros quadrados de área construída (maior que o Castelo de Neuschwanstein, nos Alpes da Baviera, que inspirou o castelo da Cinderela de Walt Disney), 32 suítes, dezoito salas, oito torres, 275 janelas, uma piscina com cascata, fontes e espelhos d’água. Fica no distrito de Carlos Alves, vilarejo de pouco mais de 1.000 habitantes e 300 casas, no município de São João Nepomuceno, a 70 quilômetros de Juiz de Fora.
O castelo de Edmar e Júlia nasceu de um desejo dela. A mulher do deputado ficou enciumada quando um irmão de Edmar, Elmar, comprou a fazenda mais bonita da região. “Se eles têm a melhor fazenda, então eu quero um castelo”, teria dito. O “capitão Edmar”, como é conhecido, não poupou esforços e criatividade para superar o irmão. Estima-se que, em doze anos de obras, a construção tenha consumido 10 milhões de reais – mais do que o preço de muitos castelos de verdade no interior da França. Agora, pronto em todo seu esplendor, o palácio serve de casa de campo para o casal passar os fins de semana e receber eventuais convidados. Entre eles lá esteve, em 1993, o então presidente da República, Itamar Franco.” Veja
Leia abaixo na íntegra a carta-renúncia de Edmar Moreira:
PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS
Excelentíssimo Deputado Michel Temer
“Senhor Presidente
Minha vida sempre foi pautada pela transparência e em total consonância com os princípios democráticos. Tenho quase 60 anos de serviço público e privado prestado com seriedade e honradez. Estou no exercício de meu 4 mandato eletivo nesta Casa Legislativa, tendo sido sufragado por quase 100 mil eleitores no último pleito.
Na eleição para a Mesa Diretora realizada no último dia 02, postulei através de prerrogativa regimental o cargo de 2 Vice Presidente destinado ao partido ao qual estou filiado. Fui eleito com o apoio de 283 parlamentares que reconheceram minhas atribuições públicas e não sucumbiram às pressões antidemocráticas, tornando-me o único candidato avulso a fazer parte da atual Mesa Diretora. Agradeço desde já a todos que me apoiaram e aos demais Deputados e Deputadas que respeitam a vontade da maioria.
O que era para ser um momento de alegria vem se tornando uma sangria desatada pautada em mentiras, inverdades, jogo de retóricas, que resultam em ataques sem qualquer respaldo empírico e de forma indiscriminada extrapolando os limites da natureza humana colocando em risco minha integridade física e moral bem como a de meus familiares
“A questão ganhou contornos insuportáveis quando meu próprio Partido não soube respeitar a prerrogativa regimental da candidatura avulsa não soube exercer a ampla defesa e muito menos o contraditório antes de se pronunciar publicamente por fatos totalmente infundados, exercendo verdadeira “perseguição pessoal” através de execração pública.
A verdade foi esquecida. Questões como o fato de que a propriedade objeto de tanta celeuma foi construída de 1982 até 1990, antes de meu primeiro mandato eletivo tornou-se irrelevante. O fato da referida propriedade estar registrada e declarada no imposto de renda dos meus filhos desde 1993 também não foi averiguado. Até mesmo a inércia em buscar no público cartório de registro de imóveis que seriam os proprietários da fazenda para verificar em qual imposto de renda deveria estar declarada, passa a ser irrelevante diante da real pretensão e do dano decorrente de irresponsável ilação e prejulgamento a que fui submetido.
Fica apenas a coincidência de que as infundadas acusações surgiram na exata semana da eleição para o cargo de 2 Vice Presidente da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.
Apresento em caráter irretratável, a partir deste momento, o meu desligamento do cargo de 2 Vice Presidente ao qual fui eleito de forma legítima e democrática.
O presente desligamento se faz necessário diante da ausência de respaldo de meu próprio Partido para o exercício do cargo, bem como para que possa concentrar meus esforços no sentido de responsabilizar aqueles que se valeram das inverídicas imputações.
Deputado Federal Edmar Moreira”
“O que era para ser um momento de alegria vem se tornando uma sangria desatada pautada em mentiras, inverdades, jogo de retóricas, que resultam em ataques sem qualquer respaldo empírico e de forma indiscriminada extrapolando os limites da natureza humana colocando em risco minha integridade física e moral bem como a de meus familiares”
Traduzindo…
“Nóis tava mó feliz com o título do bagulho, aí os maluco vieru e começaram a pagar pau pra bagaça e %#%# tudo!”
Sangria desatada eu achei ótimo… hahah
Cara, isso é mais uma boa vinda daqueles que deveriam se importar com o povo e nada mais, enquanto esses otários se enchem de grana, o cidadão se ferra pegando ônibus pra ir trabalhar e ganhar uns trocados, ou então morrem nas portas de hospitais públicos e etc… se esses caras são nossos “representantes”, deveriam morrer por nós primeiro.
Não vamos esquecer que quando esse ‘representante’ (sim, ele representa bem o estado moral de nossos políticos) quando assumiu a corregedoria da casa, disse com a cara larga que é dificil julgar os amigos e que a casa têm um instinto de auto-preservação, por esse motivo seria interessante passar a responsabilidade de levar a frente acusações seria obrigação do poder judiciário.
E eu escuto muitos deputados e vereadores reclamando da imagem ruim que a população têm de suas casa, bom não é pra menos, vamos no mínimo ter dignidade de se indignar!
piadinha
seria Edmar Moreira o Bowser!?
falando sério
será que teremos políticos assim pra sempre no Brasil?!
a cada 2 anos temos a chance de mudar o país e temos que aproveitar essa oportunidade, mas eu mesmo me pergunto… Em quem posso votar?!
Não é que o cara foi expulso mesmo… hahahah… O problema é que como o Sr Edmar foi esperto, mesmo com a expulsão do DEM, ele não irá perder o título de deputado até sair a decisão do TSE. Vamos continuar observando… =D
Engraçado observar esse tipo de situação.
Quiseram dar um chega pra lá no Sr. Edmar, mas ele foi espertãoooo!
É difícil dizer o que pode ou não ser verdade.