Redes Sociais na Internet

quinta-feira, 23 de julho de 2009 às 0:35.

por Marco

Com o surgimento dos conceitos da Web 2.0, começaram a aparecer as redes sociais na internet (ou sites de relacionamento) que buscam reunir pessoas de todo o mundo através de afinidades em comum e abordagem de diferenciados assuntos. Hoje os tais sites de relacionamento proliferam rapidamente e começam a ser divididos por temáticas diferentes, além dos assuntos em si, listaremos algumas desses novos serviços a seguir.

Orkut, o pai dos sites de relacionamento O Orkut foi a primeira rede social a se tornar realmente popular e até hoje é uma das maiores e mais acessadas em todo o planeta com mais de 40 milhões de usuários cadastrados (cerca de 50% são brasileiros). Criado originalmente para uso exclusivo de funcionários do Google, o orkut no início exigia um convite de outro usuário já cadastrado para realização de inscrição, hoje qualquer um pode criar a sua conta. (Orkut.com.br – Em português)
Participe da comunidade QGnet no orkut

Playfire, para gamers O Playfire é um site de relacionamento voltado para os gamers que buscam encontrar desafios e reunir os amigos, o site possui estrutura parecida com a do orkut, é possível criar grupos e clãs que debatem e marcam partidas de determinados jogos, esta rede social social possui um sistema de pontuação parecido com um RPG, sendo que a cada ação tomada dentro do site, pontos são somadas e níveis de experiência obtidos, com isso mais benefícios e destaque é fornecido ao usuário. (Playfire.com – Em inglês)
Participe do grupo QGnet no Playfire

Livreiro, a rede social dos intelectuaisO mais novo site de relacionamento da internet é o Livreiro, voltado para quem gosta de ler, seja qual for o gênero, ou estilo de leitura. Esta rede social permita debates sobre diversas obras, a fácil aquisição de livros pelo site e ainda a aproximação dos usuários que podem doar ou emprestar os livros entre si. (Conhecaolivreiro.com.br – Em português)

Drimio, a rede das redesOutra novidade na internet é o Drimio, o site de relacionamento das marcas, onde os usuários podem além de interagir entre si, colaborar com o conteúdo das mais diversas marcas de todo o mundo, com notícias, vídeos, imagens, links e muito mais. Com este serviço, as pessoas cadastradas podem se manter atualizadas sobre suas marcas favoritas e ainda conhecer quem gosta dos mesmos produtos. (Drimio.com.br – Em português)
Acompanhe a marca QGnet no Drimio

Twitter Sem dúvida, a sensação da internet no momento é o Twitter, conhecido vulgarmente como “site de microblogs“, esta rede social permite a interação direta e objetiva entre pessoas de todo o mundo, é comum o usuário se relacionar e trocar mensagens até mesmo com celebridades e representantes de grandes empresas, a premissa do Twitter é informar o que você está fazendo no momento com até 140 caracteres. O site se integra com diversos blogs, softwares dedicados, telefones celulares e outros sites de relacionamento. (Twitter.com – Em inglês)
Siga o @QGnet no twitter.

Youtube, vídeos O Youtube não é bem um site de relacionamento, mas merece destaque. Criado sem grandes pretensões com uma estrutura mínima, o este site se tornou um fenômeno mundial por sua inovação e qualidade no serviço prestado e foi comprado pelo Google por cerca de US$1,65 bilhão em 2007, sendo hoje o maior site de distribuição de vídeos do mundo, com integração com a maioria das redes sociais e sendo utilizado por incontáveis sites por toda web. (Youtube.com.br – Em português)
Assista o canal QGnet no Youtube

Claro que não podemos deixar de citar o MySpace, o Flickr e tantos outros compartilhadores de audio, mas ficamos por aqui com as recomendações pois ainda temos uma notícia para lhes apresentar…

Google WaveO Google está desenvolvendo uma nova aplicação web, o Google Wave que promete unir as funcionalidades do Twitter, E-mail, Troca de mensagens instantâneas, Redes sociais, Troca de arquivos e muito mais, juntando tudo em um único site (que deve ficar um tanto quanto bagunçado) e buscando facilitar a vida do usuário unificando as suas tarefas na internet.

Prévia do Google Wave
Ainda não há confirmação da data de lançamento da aplicação, mas o Google confirmou que será ainda em 2009, a princípio será aberto o uso do Google Wave pelo endereço wave.google.com para o teste de 100.000 usuários convidados em Setembro, após esta data não irá demorar até o lançamento oficial.

Sim, Google dominará o mundo… é inevitável…

Marco lembra que já foi dito uma vez que internet não é só orkut e MSN.

Categorias: QGnet, Tecnologia. Tags: , , , .