O Silmarillion

31 de maio de 2010 4 Por Ventura

J. R. R. Tolkien, nasceu em 1892 na Africa do Sul e passou a viver na Inglaterra desde os três de idade; e alistou-se nos Lancashire Fusiliers no ano de 1915, e como era inevitável, lutou como subtenente no II Batalhão de Fuzileiros de Lancashire na Batalha do Somme.

Tolkien voltou à Inglaterra, em novembro de 1915 afetado pela Febre das Trincheira. Um escritor talentoso, doente preso à cama; eis que surgem os primeiros esboços do que viria a ser o Silmarillion, chamado na época de “The Book of Lost Tales”.O Silmarillion, é a obra mais densa na obra de Tolkien, descreve o início da terra média, desde a criação desta, até a forja dos anéis do poder, que viriam a ser o grande tema de “O Senhor dos Anéis”.

A vida na terra média é narrada ao estilo particular de Tolkien, possui um ritmo de narrativa um tanto que variado; é excessivamente descritivo em alguns pontos, e deixa a desejar em outros trechos. O livro é um apanhado de várias histórias da Terra-Média, satisfazendo qualquer fã da mitologia de Tolkien, porém é denso demais para aqueles que não estão acostumados com o estilo do autor.

As histórias mostram a origem da própria terra média, do conflito entre Elfos e Anões visto em “O Senhor dos Anéis”, a guerra pelas Silmarils de Fëanor, a ganância e o poder do primeiro senhor do escuro, Morgoth, sua queda e a ascenção de Sauron.

Nota Final: 8,5 em 10, é um livro extremamente denso, com centenas de personagens e inúmeros eventos importantes para o universo da obra, é indicado para os fãs da obra de Tolkien.

Tolkien definiu o mundo em dois grupos: Aqueles que leram O Senhor dos Anéis e O Hobbit, e os que não leram. Para o primeiro grupo, O Silmarillion é uma excelente escolha, para o segundo é um livro denso e pode requerer alguma introdução à obra do autor antes da leitura, para tal coisa, os filmes baseados em “O Senhor dos Anéis” servem bem para tal propósito.

Veja também: