Permafrost, regressiva começou!

3 de fevereiro de 2009 11 Por Marco

Infelizmente não se trata de um novo filme de título criativo sendo lançado nos cinemas, muito menos o tipo de notícia que gostamos de passar (deve ser por isso que esse tipo de notícia não aparece na TV, antes da novela).

Permafrost, tomando como base a definição da nossa eterna companheira Wikipédia, nada mais é do que um tipo de solo, constituído por terra, gelo e rochas permanentemente congeladas. Uma camada recoberta por gelo e neve que no inverno chega a atingir 300 metros de profundidade em alguns locais e no verão, reduz-se para de 0,5 a 2 metros, tornando a superfície do solo pantanosa, uma vez que as águas não são absorvidas pelo solo congelado. É o gelo permanente.

A grande questão aqui é o degelo da Permafrost, de modo irremediável que tem ocorrido, em especial na Sibéria, espaço maior que o território dos Estados Unidos, fato este que pode adiantar a deterioração de todo o nosso planeta.

Imagem retirada do portal EcoDebate

Acontece que a permafrost protege uma camada de gases e minerais de entrarem em contato com a superfície e quando derretida, além de se tornar uma área pantanosa e digamos “podre”, libera o acesso destes elementos, principalmente o perigoso gás Metano, que além de tóxico e altamente explosivo, prejudica diretamente a questão da camada de ozônio causando a piora do aquecimento Global.

Agora… se o derretimento da Permafrost causa todo esse mau e está ocorrendo na Sibéria a todo vapor, o que fazemos ?
NADA… não há nada a fazer, é duro dizer isso, mas a humanidade, ou melhor, nós fizemos a Terra chegar a esse nível alarmente de tratamento com o meio ambiente, com as indústrias e a poluíção de todas as formas no mundo inteiro, em especial é claro, nos Estados Unidos.

O mundo inteiro caminho rumo a uma catástrofe inevitável e até prevista por dezenas de cientistas de todo o planeta, e quem neste ponto irá dizer aos americanos pararem de consumir sua energia elétrica que 80% é gerada da queima de carvão fóssil, quem dirá aos chineses pararem com o seu desenvolvimento que prejudica o resto do mundo ?
Talvez nem precise ninguém dizer, eles sabem, mas de que importa ?
Dinheiro, sempre os interesses econômicos.

Já assistiu Waterworld ? Não imagine que o futuro será “bonitinho” e cheio de esperanças como no filme.

Leia também:
Fim-do-mundo iminente
Depósito de gases do efeito estufa está abrindo na Sibéria
Definição de Metano
Matéria da Spiegel on-line (em inglês)

Post sugerido por Cesar Salvestro. (Obrigado!)

Marco, mesmo relutante, acha que se não há salvação para o mundo, devemos nos esforçar para extender os prazos da Terra no máximo que pudermos e enquanto isso, com tochas em punho, caçar os responsáveis por esta tragédia.

Veja também: