One Degree Less

16 de fevereiro de 2009 Off Por Marco

Novas idéias surgem e nos remetem a pensar que não é tarde demais para nosso planeta.

O grupo Green Building Council Brasil criou um programa chamado One Degree Less com o objetivo de diminuir a temperatura nos grandes centros urbanos em 1ºC com duas soluções: coberturas refletivas e tetos verdes.

Com o simples ato de pintar com tinta refletiva o topo de uma edificação é possível conseguir, em um dia de verão, uma diminuição em até 30 graus a temperatura da superfície do teto.
Dados da Environmental Energy Technologies Division, dos Estados Unidos, mostram que os revestimentos brancos são capazes de refletir em torno de 75% de energia do sol, reduzindo o gasto com ar condicionado em 20%.

A segunda solução, a implementação de um teto verde, significa fazer um jardim na cobertura dos prédios. Além de importantes benefícios para a edificação, traz um grande impacto para cidade. Uma simulação da Environmental Protection Agency (EPA), mostra que aumentar em 5% a extensão de áreas verdes na cidade de Los Angeles permitiria baixar a temperatura no verão em cerca de 4 graus e reduzir a poluição em 10%.

Simples idéias e atitudes podem dar um novo rumo ao nosso mundo.

Obtenha maiores informações no site oficial.

Veja também: