Wargames – Miniaturas

1 de julho de 2008 7 Por Harnest

POR – CMTE Felipe,

Wargames são jogos que retratam ações militares através de simulações de batalhas. Essas simulações podem ser feitas por computador ou usando-se miniaturas e o jogo é dividido em turnos e as batalhas são disputadas através de dados que variam a quantidade (Até 12 dados) de acordo com a força do personagem, diferente dos jogos de estratégia em Real-time, como a série Warcraft® ou Age of Empires® e diferente do RPG, apesar deste estar dividido em turnos também.
Agora que todos sabem alguma coisa a respeito de wargames, vamos falar dos que usam miniaturas, em especial um que representa as grandes batalhas que ocorreram na Terra Média (Para os leigos, batalhas ocorridas na trilogia do Sr. dos Anéis):

Neste jogo qualquer batalha ocorrida na Terra Média tem condições de ser recriadas, desde as batalhas da sociedade do anel, enfrentando os goblins de Moria ou os uruk hais em Amon Hen, as batalhas colossais da 1° era onde os elfos enfrentaram os orcs pela primeira vez até as batalhas em larga escala da 3° era, como a batalha por Minas Tirith ou a Batalha pelo Abismo de Helm.

O hobby envolve vários aspectos: a leitura das regras do jogo, pintar as miniaturas e montar os cenários para jogar.
As regras do jogo são fáceis de aprender, apesar de serem volumosas para abranger todos os aspectos de uma batalha: Elas acabam ficando intuitivas depois de duas ou três partidas, e você somente precisa aprender o básico das regras, o avançado pode-se sempre consultar o livro de regras para saber o que acontece quando um cavalo não consegue pular um obstáculo ou quando as tropas ficam desmoralizadas.
WCGO jogo é dividido em turnos como dito acima e o turno é dividido em três fases: Movimento, disparo e combate. Na fase de movimento, as miniaturas podem ser movidas de acordo com o perfil delas, algumas podem ser movidas a uma distância maior do que outras, por exemplo, um humano pode ser movido até 14cm, um cavaleiro por 24cm, um hobbit 10cm e assim por diante e as magias podem ser aplicadas. Quando a base de duas miniaturas se encostam nessa fase, na o combate será resolvido na fase de Combate. Na fase de disparo as miniaturas portando armas como arcos, bestas, pedras, etc podem atirar e na fase de combate as lutas corporais são resolvidas.
Cada miniatura tem seu perfil, suas características como coragem, habilidade de combate, magias, armas, força, etc.
O outro aspecto do hobby são as pinturas das miniaturas. Elas vem sem pintar e a principio pode parecer chato e trabalho, mas com o tempo aprende- se a valorizar a pintura do seu exercito, deixando traços característicos do seu próprio exercito. Clicando aqui pode-se encontrar passo a passo como é feita a pintura de uma miniatura, na qual gasta-se em média 2 horas para pintar.

Na foto abaixo, pode-se encontrar exemplos da mesma miniatura pintada com diferentes padrões para personalizar seu exercito.

War GamesPor fim, o ultimo aspecto importante do hobby é a construção de cenários. Como a maioria do pessoal não tem espaço em casa para construir uma mesa grande ou mesmo uma pequena, os jogos são feitos em cima de um pano verde ou marrom e com pequenos cenários, como casas, arvores, torres, os quais são facilmente guardados em um lugar pequeno. Essas construções podem variar de acordo com o exercito que você jogar, por exemplo, Rohan tem várias cabanas de palha e madeira.

WCGMoria tem vários lugares rochosos e cavernas, Minas Tirith (Gondor) tem várias construções de pedra e assim por diante.

Exemplos de contruções feitas usando materiais sucateados e muita imaginação.

É um hobby trabalhoso, mas a recompensa de poder jogar uma partida encenando seu trecho favorito do universo da Terra Média, visualizando cada aspecto da batalha e comandando você mesmo as tropas. Para quem se interessou, vale entrar no Site Oficial da empresa que produz as miniaturas, e para quem quiser entender mais do hobby, pode fazer parte da Comunidade brasileira onde são tratados todos os aspectos do hobby, assim como os novatos são orientados.

A única vez que Harnest ganhou uma partida, foi por desistência do adversário depois de 3 horas e nenhum ataque.

Veja também: