Safari 4.0

9 de junho de 2009 9 Por Marta

Hey! Sei que não me viram por aqui ainda, então me apresentando: sou Marta Preuss, nova integrante do QG Net. Eu já apareci no Podcast Especial de Aniversário (sou eu alí jogando paintbal 🙂 ) e vira e mexe mando algum email gigante, hahahah! Venci os meninos pelo cansaço e agora participo da equipe 😛

Meu primeiro post ia ser sobre o The Sims 3 mas ainda tô testando (aguardem!), então eu testei o Safari 4.0 e achei legal compartilhar com vocês.

Pra quem não sabe, o Safari é um navegador de internet (como Internet Explorer ou Firefox) desenvolvido pela Apple (mas que tem versões tanto pra Mac quanto pra Windows). Essa semana foi lançada sua versão 4.0.

Renderização

O Safari é baseado em webkit, o mesmo código usado pelo Google Chrome. Quem é webdesigner pode ficar sossegado: o Safari tem 100% no Acid Test 3 (e ele é um dos poucos que consegue) e em perfeita harmonia com o W3C. Quem não trabalha diretamente com isso vai notar que o browser é rápido (pois tem facilidade para renderizar javascript), leve e deixa as fontes suavizadas, tornando a leitura mais tranquila.

Não uso sites muito fora do comum, mas tudo que eu testei funcionou: twitter, gmail, google reader, QGNet :P, meu blog, wordpress, enfim. Nos dias de hoje é mais fácil um site não funcionar no Internet Explorer 6 do que num browser novo, ainda mais baseado em webkit.

Abas

A versão de testes do Safari 4 tinha abas parecidas com as do Chrome, mas na versão final elas voltaram ao normal. Eu preferia as anteriores, dava a impressão de mais espaço (mas eu acho que era a única)… Ok, não entendi bem o botão de fechar do lado esquerdo, mas é confortável mesmo assim.

abas(ahnm eu testei no Mac, mas no Windows é tudo bem parecido)

Endereços

Do mesmo jeito que o Firefox, só que mais charmoso, o Safari busca no histórico todas as suas URLs e ainda auto-completa pra você. Se você usa o Gmail todo dia por exemplo, pode só escrever “Gm”… que já vai aparecer. Isso é bem útil, não sei de cor a maioria dos endereços que visito 😛

enderecos1

Top Sites

Acho que é a coisa mais impressionante no Safari. Cada vez que você abre uma aba (e você pode configurar isso), mostra os sites que você mais usa. Você pode fixar os que você mais usa e os outros vão mudando com o tempo, usando seu histórico. O Chrome e o Opera já tinham essa funcionalidade e o Firefox tem extensões que fazem isso, mas o visual do Safari é inegavelmente lindo!

topsites

Favoritos

Isso foi a coisa que eu disse “OH!” e me motivou a fazer esse post: o histórico aparece como o clover flow do iTunes 😀 Agora você pode realmente ver a página onde estava e caçar a danada de novo. Achei tão prático e útil! Capaz que eu use bem mais o histórico agora!

historico

Se você gostou do Safari 4, pode baixá-lo no site da Apple, tanto para windows quanto pra Mac.

Bom, espero que tenham gostado. Eu sou cheia dos releases, então sempre vou aparecer com algo desse tipo por aqui. A gente se vê em breve o/

A equipe QGnet dá boas-vindas a Marta, a mais nova integrante do time, que já mostrou a que veio, com este excelente release.

Veja também: