Carta da Terra

16 de maio de 2009 4 Por Marco

Carta da TerraJá divulgamos aqui ações nacionais e internacionais em prol do nosso planeta, como o one degree less, o projeto Amazônia para sempre e a hora do planeta, fora as causas sociais, como a campanha de doação de sangue, hoje trazemos um excelente trabalho global, a Iniciativa da Carta da Terra, um projeto que busca um fator crucial para o bom andamento das coisas e solução dos nossos problemas, a conscientização.

A iniciativa propõe algumas simples ações em prol de toda a nossa sociedade:

1. Dissemine a Carta da Terra e aumente sua conscientização entre seus amigos e em sua comunidade local.

2. Subscreva a Carta da Terra e encoraje as organizações às quais você pertence e os governos locais e nacionais a usar e subscrever a Carta da Terra.

3. Comece um grupo de estudos sobre a Carta da Terra e explore como usá-la e aplicar seus princípios em sua casa, seu local de trabalho, sua comunidade.

4. Participe de um dos grupos de trabalho da Iniciativa da Carta da Terra, que enfocam seis áreas – Educação, Negócios, Mídia, Religião, Juventude e Nações Unidas.

5. Colabore com parceiros e afiliados da Carta da Terra e com outras organizações em sua região que já tenham aderido à Carta.

6. Faça contribuições financeiras (se não for lhe causar prejuízo ou atrapalhar o seu modo de viver) ou providencie outros recursos e serviços necessários para o apoio à Carta da Terra Internacional e outros projetos a ela relacionados.

7. Consulte e siga o Guia para Ação Descentralizada.

Confira o conteúdo da Carta da Terra, a ciência de seu texto já é um passo importante, acesse o link direto clicando aqui.

A Carta da Terra é resultado de uma década de diálogo intercultural, em torno de objetivos comuns e valores compartilhados. O projeto da Carta da Terra começou como uma iniciativa das Nações Unidas, mas se desenvolveu e finalizou como uma iniciativa global da sociedade civil.

Links interessantes:
Site oficial da Carta da Terra do Brasil
Site internacional da Carta da Terra

E já que estamos refletindo sobre questões sociais, não deixe de se conscientizar também sobre a crise que está ocorrendo no norte e nordeste do Brasil, onde mais de 1,22 milhão de pessoas foram prejudicadas de alguma forma, nos estados do Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Acre, Amazonas e Pará, o projeto “Ação Global” informa como você pode ajudar neste link informativo. Se puder ajudar, ajude, essas pessoas precisam de auxílio e em tempos de crise, não sabemos como estaremos daqui alguns dias…

Veja também: