Super Edmar Moreira World

12 de fevereiro de 2009 5 Por Alan

O Deputado Edmar Moreira, se antecipando a qualquer decisão do partido DEM, solicitou ao TSE a desfiliação de seu partido. Essa manobra política é comum a políticos que suspeitam de que seu partido está planejando sua expulsão, porque segundo entendimento do TSE, os mandatos pertencem aos partidos e não aos eleitos, dessa forma, com a expulsão do partido, Edmar Moreira perderia também o título de deputado.

No domingo dia 08/02/2008 o deputado renunciou ao cargo de 2º vice-presidente, e por sua vez, à vaga na corregedoria da câmara dos deputados, através de carta entregue ao presidente da Casa, Michel Temer (PMDB), com receio de ser expulso do cargo e então no dia seguinte, solicitou a desfiliação do DEM. Pelo histórico de solicitações a desfiliação de partidários a seus partidos o TSE tende a aceitar os pedidos porém nesse caso pode ser diferente.

Pelo princípio da proporcionalidade partidária, o DEM deverá indicar um novo 2º vice-presidente para votação na câmara e como a situação entre o DEM e o deputado Edmar Moreira já não era muito agradável, as denuncias até que vieram em boa hora para o DEM.

129_812-castelo

Apesar da grande comoção causada na mídia nos últimos tempos sobre o castelo no interior de Minas Gerais, essa propriedade já é bem conhecida pela mídia já que desde sua construção, é destaque nas maiores revistas e tablóides nacionais, o que pode indicar que o deputado não estava agradando alguém ou algum partido para ocorrer a denuncia.

“Sobre o Castelo Monalisa: construído por Edmar Batista Moreira, ex-capitão da Polícia Militar que, da noite para o dia, se transformou em empresário bem-sucedido e deputado federal. A dona é Júlia Fernandes, de 52 anos, nascida de uma família humilde. O casal é proprietário de um fabuloso castelo no interior de Minas Gerais. São 7.500 metros quadrados de área construída (maior que o Castelo de Neuschwanstein, nos Alpes da Baviera, que inspirou o castelo da Cinderela de Walt Disney), 32 suítes, dezoito salas, oito torres, 275 janelas, uma piscina com cascata, fontes e espelhos d’água. Fica no distrito de Carlos Alves, vilarejo de pouco mais de 1.000 habitantes e 300 casas, no município de São João Nepomuceno, a 70 quilômetros de Juiz de Fora.

O castelo de Edmar e Júlia nasceu de um desejo dela. A mulher do deputado ficou enciumada quando um irmão de Edmar, Elmar, comprou a fazenda mais bonita da região. “Se eles têm a melhor fazenda, então eu quero um castelo”, teria dito. O “capitão Edmar”, como é conhecido, não poupou esforços e criatividade para superar o irmão. Estima-se que, em doze anos de obras, a construção tenha consumido 10 milhões de reais – mais do que o preço de muitos castelos de verdade no interior da França. Agora, pronto em todo seu esplendor, o palácio serve de casa de campo para o casal passar os fins de semana e receber eventuais convidados. Entre eles lá esteve, em 1993, o então presidente da República, Itamar Franco.” Veja

Leia abaixo na íntegra a carta-renúncia de Edmar Moreira:

PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Excelentíssimo Deputado Michel Temer

“Senhor Presidente

Minha vida sempre foi pautada pela transparência e em total consonância com os princípios democráticos. Tenho quase 60 anos de serviço público e privado prestado com seriedade e honradez. Estou no exercício de meu 4 mandato eletivo nesta Casa Legislativa, tendo sido sufragado por quase 100 mil eleitores no último pleito.

Na eleição para a Mesa Diretora realizada no último dia 02, postulei através de prerrogativa regimental o cargo de 2 Vice Presidente destinado ao partido ao qual estou filiado. Fui eleito com o apoio de 283 parlamentares que reconheceram minhas atribuições públicas e não sucumbiram às pressões antidemocráticas, tornando-me o único candidato avulso a fazer parte da atual Mesa Diretora. Agradeço desde já a todos que me apoiaram e aos demais Deputados e Deputadas que respeitam a vontade da maioria.

O que era para ser um momento de alegria vem se tornando uma sangria desatada pautada em mentiras, inverdades, jogo de retóricas, que resultam em ataques sem qualquer respaldo empírico e de forma indiscriminada extrapolando os limites da natureza humana colocando em risco minha integridade física e moral bem como a de meus familiares

“A questão ganhou contornos insuportáveis quando meu próprio Partido não soube respeitar a prerrogativa regimental da candidatura avulsa não soube exercer a ampla defesa e muito menos o contraditório antes de se pronunciar publicamente por fatos totalmente infundados, exercendo verdadeira “perseguição pessoal” através de execração pública.

A verdade foi esquecida. Questões como o fato de que a propriedade objeto de tanta celeuma foi construída de 1982 até 1990, antes de meu primeiro mandato eletivo tornou-se irrelevante. O fato da referida propriedade estar registrada e declarada no imposto de renda dos meus filhos desde 1993 também não foi averiguado. Até mesmo a inércia em buscar no público cartório de registro de imóveis que seriam os proprietários da fazenda para verificar em qual imposto de renda deveria estar declarada, passa a ser irrelevante diante da real pretensão e do dano decorrente de irresponsável ilação e prejulgamento a que fui submetido.

Fica apenas a coincidência de que as infundadas acusações surgiram na exata semana da eleição para o cargo de 2 Vice Presidente da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

Apresento em caráter irretratável, a partir deste momento, o meu desligamento do cargo de 2 Vice Presidente ao qual fui eleito de forma legítima e democrática.

O presente desligamento se faz necessário diante da ausência de respaldo de meu próprio Partido para o exercício do cargo, bem como para que possa concentrar meus esforços no sentido de responsabilizar aqueles que se valeram das inverídicas imputações.

Deputado Federal Edmar Moreira”

Veja também: