Pobreza no Brasil

quarta-feira, 15 de outubro de 2008 às 14:30.

por Pi


O Coeficiente de Gini é uma medida de desigualdade. Ele consiste em um número entre 0 e 1, onde 0 corresponde à completa igualdade de renda (onde todos têm a mesma renda) e 1 corresponde à completa desigualdade (onde uma pessoa tem toda a renda, e as demais nada têm).

Nosso Brasil tem 0,5 – parece bom, mas países da África tem 0,6, China 0,47 e desenvolvidos tem 0,3. O que isso tem haver com sua vida? Ora um país desigual, torna a vida de todos mais difícil. Pessoas excluídas do desenvolvimento econômico, que não tem condições de manter sua vida, acabam por caminhos como violência e tráfico que prejudica a todos nós.

O Bolsa família, de certa forma ajuda a resolver esse problema, pois garante o mínimo de subsistência, contudo, no longo prazo, isso pode agravar ainda mais o problema, dado que a pessoa pode acomodar-se, ou simplesmente aceitar essa realidade.

Esse atraso no Brasil, realmente tem uma solução. A educação. Não só porque quanto mais anos de estudo, maior é a renda. Mas o conhecimento além de capacitar traz dignidade à pessoa, permitindo que ela possa trabalhar em algo que agregue mais à ela e a seu país.

A Coréia do Sul investiu pesado ao longo de gerações, e hoje colhe frutos enormes de uma sociedade educada. Enquanto o Brasil não encarar isso como fundamental, veremos nosso crescimento sempre atrasado em relação ao mundo.

E como você pode mudar, em tempos de eleição temos um forte instrumento de alterar os rumos. Mas sendo informado e consciente dessa situação já é o inicio…

Veja +

http://pt.wikipedia.org/wiki/Coeficiente_de_Gini
http://www.miltonjung.globolog.com.br/
http://www.atarde.com.br/economia/noticia.jsf?id=966594

Este post é a participação do QGnet no Blog Action Day.

Blog Action Day 2008 Poverty from Blog Action Day on Vimeo.

Categorias: Notícias, Sociedade. Tags: , , , .

Both comments and pings are currently closed.