Voto branco x voto nulo
21 de agosto de 2012Sempre em período de eleições surgem infindáveis correntes em nossas caixas de e-mail, além de polêmicas e notícias erradas em torno do significado de se votar em branco ou anular seu voto, com isso muitos acabam acreditando que votar em branco significa “dar seu voto para quem está ganhando” ou que será possível “cancelar as eleições se todos votarem nulo“.
Acontece que essas informações não são válidas e são baseadas em interpretações erradas de avisos do TSE e da legislação vigente.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), define:
“O voto em branco ocorre quando o eleitor escolhe a opção “Branco” e confirma na urna eletrônica. Já o voto nulo é aquele que não corresponde a qualquer numeração de partido político ou candidato regularmente inscrito. Tanto o voto nulo como o em branco não são considerados na soma dos votos válidos.”
Ou seja, não importa se você votar branco ou nulo, em ambos os casos, o seu voto é desconsiderado na contagem total, o que pode beneficiar um candidato ruim, já que você está abandonando a sua oportunidade de escolher conscientemente um bom representante.
Mas e se mais da metade da população votar nulo (ou branco), as eleições serão canceladas ??? A resposta é NÃO!
Essa informação que virou uma corrente pesada na internet por volta do ano 2000, surgiu devido a interpretação errada da legislação que até então nunca considerou o termo “voto nulo” e sempre indicou nulidade do voto que diz respeito a voto anulado por fraude, ou seja, o que de fato pode ocorrer é o cancelamento das eleições no caso de ser comprovada fraude em mais de 50% dos votos válidos, conforme o Código Eleitoral Brasileiro (Lei 4.737/art. 224):
“Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do estado nas eleições federais e estaduais, ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações, e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias.”
Vale dizer também que neste caso de fraude, a nova eleição não terá candidatos diferentes.
Com isso, fica o alerta: A melhor opção é pesquisar os candidatos e votar naquele que você considerar o melhor de fato, ou se não encontrar nenhum que considere honesto, reclame junto ao TSE, o TRE do seu estado ou diretamente nos partidos.
Referências:
– Mais informações sobre os votos brancos e nulos
– Voto em Branco, site do TSE
– Voto Nulo no site do TSE
– Site oficial do TSE
– Voto Nulo na Wikipédia
Essas informações são muito valiosas e esclarecedoras. As pessoas devem tomar conhecimento disso.
Importante e relevante informação.
Infelizmente nosso país padece de eleitores completamente alienados.
Valeu, Marco!
E continue nos informando que certamente passaremos a informação adiante.
Abrasss!!
Parabéns pelo esclarecimento. Já faz alguns dias que vinha pensando exatamente na diferença entre voto nulo e branco e esta matéria me elucidou muitas coisas.
Esse artigo tirou minhas dúvidas a respeito dessa questão
Agora, ta muito dificil escolher um candidato realmente sério, que pense em nosso povo, em nosso País. O que nos resta? escolher o “menos pior” , “o menos ladrão” , “o menos corrupto”? vamos ter que garimpar muito pra acha algo “valioso” nesse lamaçal.
Ridículo,… NUNHUM PARTIDO PRESTA,.. NEM MESMO O COMUNISTA!
VOTAR NULO NA 1ª ELEIÇÃO,.. NA 2ª TENTATIVA, NA 3ª TENTATIVA,… NA 4ª,5ª,…………….!
@DidioPunk: É, eu também não acho nossos atuais partidos e candidatos confiáveis, mas este artigo mostra exatamente que votar nulo e branco não adianta… talvez o caminho seja votar em algum que você tenha mais afinidade, ou simplesmente em candidatos que não estejam na frente das pesquisas e depois cobrar dos vencedores direto com eles e suas cabines ou com o TSE…
No sistema eleitoral existente o voto nulo ou em branco não tem a menor importância e os eleitores analfabetos, em sua maioris, não têm a menor capacidade de compreender isso. A legislação foi criada com a facilitação de concorrer às eleições, não apenas pessoas dedonestas, mas também sem capacidade de administração empresarial, pública, social, organizacional, entre outras.
Além disso, diretorios partidários originados de interesses particulares, até de descontentes e conflitantes de outras siglas, jogam nas mãos dos eleitores todo tipo de candidato, às vezes todos inviáveis. Apenas se o eleitor fosse muito competente, poderia se livrar deles votando em branco ou nulo, até que aparecessem candidatos viáveis.
Qual a exigência para ser filiado a um partido, e qual a competância exisgida para ser membro de um diretorio de partido? Por aí já começa o erro. Todos os cidadãos eleitores de cada Munícipio, deveriam aprovar a filiação de cada um do filiados a cada partido. Se o filiados tivessem essa aprovação, eles teriam a competência para eleger o diretorio do partido. Depois o diretório teria capacidade para escolher seus candidatos. Mas o que ocorre é que filia-se quem quer que seja, que seja aprovado pelo diretório que nasceu por acaso – sem a aprovação do povo. Depois, candidatos ruins aparecem, e só mesmo o voto nulo ou em branco pode combater esse erro. Fala-se em candidato desonesto, corrupto, mas a incompetência administrativa ninguém ver que significa tanto quanto. Três candidatos mas nenhum deles tem capacidade para comandar os destinos de uma grande empresa: o munícipio, estado ou país. Essa grande empresa é feita de gente em particular, e muito dinheiro. Se errar gera tragédia. Se você assistir os programas da TV, especialmente da maior cidade do país, verá nossa situação, a soma de décadas, séculos, em que as incompetências administrativas estão comprovadas.
Assim, só haverá eleição de bons candidatos quando o povo estiver consciente do que é um bom candidato. Disposição provocar mudanças nos sitemas, e não apenas alegar que tudo é erro do sistema e ficar na mesmice para sempre. O voto só tem valor quando as pessoas que votam se orgulham do valor elas tem. Votar no menos ruim não é a solução.
LEIS, LEIS E MAIS LEIS! TODAS FEITAS POR VOCEIS (TROCADILHO PROPOSITAL!),
PARA NOS CERCAR E Ñ DAR CHANCE A NOS, PARA MUDANÇAS! QUAL A SAIDA QUE TEMOS PARA MUDARMOS, AS FARB? Ñ, Ñ SOU TERRORISTA E MUITO MENOS ASSASSINO,
SO QUERIA SER FELIZ, BEM-VIVER C/ A MINHA FAMILIA, SEM PRECISAR “APRENDER COMO EU FAÇO PARA SER FELIZ FACILMENTE SEM TRABALHAR! BASTA APENAS USAR CUECA E MEIAS, BOLSO INTERNO DE UM PALETO E SER FELIZ, CONCORRENDO AS PROXIMAS ELEIÇOES COM A “FICHA LIMPA” ):
[…] https://www.qgnet.com.br/2010/08/voto-branco-x-voto-nulo/ // Share| AKPC_IDS += "1674,"; Posts relacionados:Eu acredito na […]
Olha, desconsidero essa “observação” feita pelo Marco: “o que pode beneficiar um candidato ruim, já que você está abandonando a sua oportunidade de escolher conscientemente um bom representante”. Pois se estamos em um pais aonde reina a democracia porque votar em branco ou nulo seria “abandonar alguma oportunidade”?
Respeito seu ponto de vista, mas, acho equivocada/errada a forma como foi colocado no texto acima, pois se trata de um texto explicativo, acredito eu.
@Marcel: Fala cara, blz ? Então, respeito a sua opinião, minha intenção com esse trecho indicado foi contextualizar com a famosa fala de “votando em branco você ajuda quem tá ganhando”. Se formos ver, e aí é opinião minha, considero realmente que PODE ser um abandono de oportunidade, já que é um voto que poderia ir em um candidato bom para desbancar o ruim, mas isso vai muito da ocasião.
Só pra constar… votei em branco no segundo turno, considerei que os dois candidatos eram ruins.
Abs!
Vejam como os parasitas se comovem quando falamos em voto nulo ! O POVO BRASILEIRO PODE DESMANCHAR ESSA FESTA COM O DINHEIRO PÚBLICO. DESDE A FALSA ESQUERDINHA ATÉ A DIREITA TRUCULENTA, TODOS QUEREM SUGAR O PAÍS…ENQUANTO O TRABALHADOR VAI TER QUE MORRER PARA SE APOSENTAR, OS POLÍTICOS VIVEM NO BEM-BOM ÀS CUSTAS DA NOSSA MISÉRIA…PRIMEIRO, NÓS TRABALHADORES, E QUE ELES PERCAM O VOTO JÁ !!!! VOTO NULO BRASIL !
OS CORRUPTOS VIVEM ÀS CUSTAS DA ESPERANÇA DOS TOLOS !
[…] – Como reconhecer uma fotomontagem (Vídeo) – Vidente via redes sociais (Vídeo) – Não Salvo – Vovo Branco x Voto Nulo – Você é curioso? (Programa da rádio Bandeirantes) – Site para pesquisar sobre […]
segundo marcos aurélio, votar em branco é favorecer o candidato ruim, então porque colocaram esta opção para ser usada na urna ? votar em branco para mim significa não acredito em nenhum destes “políticos” que me foram apresentados, por favor TJE me apresentam outros candidatos. estes aí já me provaram não serem dignos de minha confiança.
[…] citados: – Fórmula do Quociente Eleitoral – Eleições 2014 – A verdade sobre os votos brancos e nulos – Repolítica – Enciclopédia sobre políticos brasileiros – Aplicativo Veto ou Voto – […]