Operação Pandemia
2 de agosto de 2009A gripe suína está aí e pra valer, todos os dias lemos nos jornais, em revistas e na internet, assistimos na TV, ouvimos no rádio, e acompanhamos todo o tipo de abordagem do vírus H1N1, que atinge o mundo inteiro, sendo classificado como uma pandemia.
Mas será que é pra tanto ?
Essa é uma das questões levantadas pelo argentino Julián Alterini em seu documentário “Operação Pandemia“, que aborda as reais intenções por trás de tanto alarde sobre a gripe suína em todo o mundo, uma teoria conspiratória envolvendo o ex-secretário da Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, é levantada e vários dados relevantes colocados em comparativo com a “já superada” gripe aviária, confira o vídeo na íntegra logo abaixo:
É verdade que a gripe suína merece atenção e ser tratada com seriedade, mas por quê não vemos abordagem semelhante a malária ou a diarréia, que juntas matam cerca de 4 milhões de pessoas por ano ? Por quê não acompanhamos grandes campanhas contra a gripe comum, que mata 500.000 pessoas por ano no mundo ?
Além do suposto lucro de certas empresas e americanos influentes, será que a mídia mundial, e principalmente a brasileira, está realizando abordagem tão intensa desta doença, por se tratar do assunto do momento, aquele que gera audiência ? Indiretamente, estamos falando de dinheiro novamente ?
Até 30/06/2009 morreram 382 pessoas contaminadas pelo Influenza, neste mesmo período, quantas crianças morreram de fome na África ? Quantas pessoas perderam suas vidas pela violência ou tragédias mundo a fora ?
E as 228 pessoas que foram o “assunto do momento” por duas semanas em junho passado, após a tragédia com o avião da AirFrance, ninguém se lembra mais delas? Esse assunto não dá mais audiência ?
A gripe suína é um tema que deve sim ser abordado, e difundido, mas não de modo a gerar pânico nas pessoas, as medidas de prevenção são simples, não se contrai o vírus H1N1 pelo ar, apenas por contato físico, sendo por gotículas quando alguém espirra ou tosse na sua direção estando próximo a você, sendo por contato com objetos em comum, então mantenha as mãos sempre limpas, tape a boca ao tossir ou espirrar, principalmente quando estiver na rua, evite levar aos mãos ao rosto, as máscaras podem ajudar, mas tenha em mente que elas só funcionam por no máximo 6 horas, não é necessário usá-las para simplesmente andar na rua. Aparecendo os sintomas, que vão além de dos sintomas de uma gripe comum, sendo febre acima de 39ºC, falta de apetite, dores musculares e tosse, procure auxílio médico.
Leve consigo o texto narrado por Joaquín Arrieta, no documentário “Operação Pandemia”:
“Atuemos ativamente, mas nunca aceitemos nos manter num estado de paranóia e sufoco, cuidemos de nós e de nossas famílias, tenhamos em mente as medidas de prevenção, mas também, ter bem claro que esta fórmula em algum momento terá que mudar, porque estão jogando conosco, estão negociando com a sua saúde e a saúde de seus filhos.
Muito interessante a materia, faz todo sentido o que foi abordado. acho mesmo que deve ser levado a sério… mas como disse, sem ficarmos paranoicos e sufocados pela midia. Valew!
Acho que não devemos parar de viver por causa da gripe, devemos estar conscientes dela e tomar cuidados quando necessário, mas deixar de sair de casa ou algo assim, é muito extremo.
A única coisa que surpreende realmente é capacidade de uma doença como essa se propagar de forma rápida e de pontos geográficos bem distantes.
Acho que essa gripe suína pode se tornar algo mais sério sim e não descarto a hipótese do vírus ter sido fabricado (!)
Vou tentar ver o vídeo do documentário, é que esse youtube está muito lento hoje.
Consegui ver o vídeo do Youtube!
Muito interessante, esse tipo de denúncia como a que foi feita ao Rumsfeld, já foi feita de forma parecida pelo Michael Moore em um de seus documentários: o fortíssimo “Fahrenheit 911”. Em que é mostrada a relação das guerras com as empresas que fazem exploração de petróleo ou que fornecem alimentação para os soldados, em muitos casos os responsávels por essas empresas são pessoas ligadas ao governo.
Resumo da ópera: Eu provoco uma guerra sem sentido para que seja justificado o gasto com o exército. E minha empresa que fornece suprimentos ao exército lucra e consequentemente eu também lucro!
Concordo que estão causando muita paranóia com a Gripe Suína. Mas ela é real. E quem me garante que essa indústria farmaceutica não encomendou este vírus?
INVASORES DE CÉREBROS – COBAIAS
“Laboratórios clandestinos patrocinados
Por poderosas corporações
Criam em suas provetas
Bactérias, vírus e mutações
Produtos da engenharia genética
Servindo a objetivos militares
Fugindo ao controle dos biotécnicos
Vão se espalhando pelos seus lares
Seja uma boa cobaia
E morra pela deusa ciência
Deixe o seu corpo incubando
Novas formas de doenças
Você não vai se arrepender
De servir a experiências muito interessantes
Você vai poder presenciar
Como pequenos organismos
Matam em instantes
Essa bioquímica será muito útil
Para todas as autoridades
A guerra apenas matará seres vivos
preservando as suas propriedades
Num futuro bem próximo
Os governantes irão respirar aliviados
Com a morte em ampolas
Todos os povos poderão ser facilmente controlados
Todos são cobaias, cobaias
Cobaias!
Todos são cobaias, cobaias
De uma guerra bacteriológica”
Eu ainda nem levantei essa questão aqui, mas já pararam pra pensar que coincidentemente esse “pânico gripal” surgiu bem em um dos momentos mais críticas de uma certa crise econômica mundial ???
Engraçado associar dinheiro de tantas formas diferentes a essa questão da pandemia bem em uma fase em que dinheiro é exatamente o que todos, até a maiores empresas e países, mais estão sentindo falta…
Medo, tristeza e sensação de impotência, tudo no mesmo vídeo.
Concordo que o “pânico geral” em relação a nova gripe foi com certeza potencializado pelo forte cobertura dos meios de comunicação que, sem dúvida, costumam somente enfatizar um assunto por vez. Porém, acreditar em uma suposta “teoria da conspiração”, criada com a ajuda da mídia e do governo estadunidense para ganhar dinheiro é subestimar a inteligência e credibilidade de organizações como a ONU e comunidades científicas mundiais, além de assistir filme demais.
[…] links: #1, #2, #3, #4, #6, #7, #8, #9 e […]
eu concordo que nao haja nenhuma teoria da conspiraçao, mas sim um aproveitamento da midia e de outros canais de comercio para ganhar com isso.
mas é fato que um dos motivos dessa gripe ser tao divulgada seria seu potencial maior que a gripe comum de matar, e o alto contagio entre a população. mas logo passa, depois que os farmacêuticos ganharem bastante com isso, e a população começar a perder o foco…
Tera um dia em que todos esqueçerão dessa gripe e mas irão vir novas gripes que causarão tumuto,panico e medo e a midia do mesmo jeito vai ficar falando sobre esse assunto mas aqui nos as pessoas que sabemos o que se encontra iremos saber o que à mas e se tudo o que dizem forem verdade e se tudo que falam for realmente real?creio que a resposta seja sim e não.Enquanto houver pessoas que dirão sim outras dirão não.