QG Talentos 29 – Fábio Coala

1 de julho de 2013 2 Por Marco

Coala Hoje em dia vários profissionais que divulgam seus trabalhos na internet tem se destacado, por vezes até mais que artistas da mídia convencional, devido a sua criatividade, talento e empenho em criar e manter um site ou um blog sempre atualizado com verdadeiras obras de arte, um desses profissionais é o Fábio Coala, do site Mentirinhas, que destacamos nessa edição do QG Talentos.

O Coala já foi bombeiro, diretor de arte e hoje, além de ser um marsupial felpudo, ele publica diariamente em seu site novas histórias e tirinhas (ou mentirinhas?) que surgem em forma de personagens originais e que trazem humor e reflexão a fatos do cotidiano, a base de lápis, nanquim e acabamento digital.

Dentre seus personagens que mais se destacam, estão as mentirinhas que foram criadas com o site, como mascote, partindo do princípio de que cada tirinha é uma mentirinha que a gente conta, a notória (e demoníaca, enviada do mal), Segunda surgiu numa tirinha que falava sobre os dias de semana e a relação com as pessoas e deveria ter parado numa única tira, mas como todo ser maligno, foi criando vida própria e hoje surge em novas histórias quase toda segunda-feira.
Um personagem que merece destaque é o lendário e mítico Monstro que surgiu na época de bombeiro, de uma ocorrência no árduo trabalho como ‘herói da vida real’ e que resgatado em belos e coloridos traços, a história de sua origem foi contada em uma comovente história publicada no site, reproduzida a seguir (clique para ampliar):

Uma luz

Outro conceito interessante apresentado no Mentirinhas é o da “HQ”, uma historinha mais longa, em geral com um belo teor que nos leva a reflexão e que são publicadas quase todas as sextas-feiras, olha um exemplo aí:

Guerreiro

E separamos outras HQs pra vocês, clique pra visualizar no próprio Mentirinhas (abrirá uma nova janela):

O grande circo

Velho Gaspar

10Aprendendo

Monstro

Em 2012 saiu o primeiro trabalho impresso do Coala, com a coletânea “As Melhores Mentirinhas” e logo mais veremos no papel a primeira história do Monstro. Graças ao Catarse (um site de financiamento coletivo) e a mais de 900 pessoas que acreditaram e colaboraram com o projeto.

E muito mais sobre o trabalho do Coala, além do status da graphic novel do Monstro e do próprio Monstro em pelúcia, você pode conferir no site Mentirinhas.

Por fim, devo afirmar que assim como Mauricio, Laerte, Angeli e Fernando Gonsales serviram de inspiração para o Fábio Coala, com certeza o seu trabalho estará no hall das fontes de inspiração da próxima geração…

E caso queira participar do “QG Talentos”, assim como o Coala, nos envie o seu trabalho por e-mail e não esqueça de informar o nome completo e nos passar informações como método de criação, inspiração e curiosidades. Vale quadrinhos, tiras, desenhos, pinturas, animações, vídeos, games, histórias e tudo o que destacar a sua criatividade.

Envie o seu trabalho!

Veja também: