QG Talentos 28 – Thiago Aiache

segunda-feira, 5 de abril de 2010 às 1:00.

por Marco

Thiago Aiache É comum lembrarmos dos roteiristas apenas quando eles fazem greve e atrasam nossos seriados favoritos, mas não podemos esquecer que os filmes, séries, quadrinhos e tantas outras mídias dependem do trabalho destes profissionais (entre outros) para serem o que são, e com a evolução tecnológica e inclusão digital, o papel do roteirista vai além de escrever uma boa história e passa a ser também o de integrar seus trabalhos com as novas mídias, em especial, a internet.

Seguindo este raciocínio, apresentamos o trabalho do roteirista especializado em novas mídias e game designer Thiago Aiache, o talento desta edição.

Thiago começou a trabalhar com jogos eletrônicos nos Estados Unidos. Em 2003, voltou para o Brasil e foi contratado pela Olympya Software como game designer dos jogos Brasilia Tropicalis (vencedor do concurso JogosBR 2006 e do edital do governo FINEP/SEBRAE 2007) e FutWeb (vencedor do edital FINEP 2009 de Subvenção à Inovação). Após sair da Olympya, foi trabalhar na TV Globo como assistente de direção e, mais tarde, autor especializado em novas mídias. Além de formular a campanha pré-lançamento na Internet para a novela Três Irmãs (focada no hotel fictício Twin Towers Vidigal Hotel Plaza), criou o conceito para o jogo online Surfínia (desenvolvido pela Webcore Games), onde jogadores que cumpriam certas metas ganhavam acesso a cenas exclusivas com personagens da novela.

O Thiago também formulou, junto com a equipe de roteiristas do seriado Ger@l.com, o ARG (Alternate Reality Game) Mistério no Condomínio, onde fãs que decifravam pistas na TV e em sites da Internet ganhavam prêmios reais:

Um dos projetos atuais do Thiago é o seriado Bad, que traz uma nova proposta de interatividade. A trama de Bad conta o que aconteceria se os maiores vilões da Bíblia escapassem do Inferno e voltassem para a Terra a fim de viver uma vida (semi) normal. A série acompanha os protagonistas ao longo de épocas diferentes da história, e os capítulos são organizados numa espécie de “bíblia online” onde as cenas equivalem a versículos. Enquanto assiste aos episódios, o internauta pode clicar sobre pessoas e objetos em momentos específicos para “desbloquear” cenas secretas às quais só ele tem acesso. Quando um número grande de internautas consegue desbloquear a mesma cena, o enredo da série muda para dar continuidade àquela cena, assim se adaptando ao interesse do público. O estilo de Bad tem sido comparado a Supernatural, da Warner.

O site de Bad (http://seriebad.com/) já traz nove “webisódios” que trazem a introdução da série, mostrando como alguns dos personagens se envolvem com a trama que será explorada. A série está em fase de negociação para ser exibida, aguardem novidades… e enquanto isso, assista ao episódio de apresentação:

Os demais episódios que ja estão disponíveis podem ser conferidos no site oficial, sendo que cada episódio contém a senha para acessar o próximo ao final da exibição.

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