Conclusão da Campus Party 2010

3 de fevereiro de 2010 3 Por Marco

Campus Party
A Campus Party 2010 acabou no ultimo domingo (31/01) e já deixa saudade nos nerds, geeks e entusiastas por tecnologia que acompanharam a terceira edição deste que é o maior evento de informática e tecnologia do mundo.

Segundo os números oficiais da organização do evento, 3877 pessoas ficaram acampadas nas instalações do centro de exposições imigrantes durante a Campus Party, outras 2123 pessoas se inscreveram e apesar de não acamparem, frequentaram as palestras, além de ter acesso a internet de 10Gb disponibilizada pela telefônica. Totalizando 6000 inscritos (apenas 32% de mulheres ¬¬ ).

O evento recebeu investimento de R$ 12,5 milhões, o que garantiu uma programação rica em inovação e diversão, tanto para os campuseiros inscritos, quanto para as mais de 100 pessoas que visitaram a área Expo e curtiram o conteúdo apresentado por 64 empresas, tudo transmitido e repassado para tudo o mundo através de 1017 jornalistas e blogueiros de vários países que cobriram a Campus Party 2010.

Neste ano, além de algum stress gerado por falhas na organização do evento, a eterna questão da isolação de áudio nas palestras que nunca é resolvida e a histeria das cadeiras que aconteceu na madrugada do dia 27/01 (assista o vídeo abaixo), não ocorreram grandes problemas e a Campus Party rolou sem mortos ou feridos.


Via RagnaTales

Nesta edição, mais do que nunca, a mídia podcast estave em destaque graças a um grande grupo de podcasters (nós também estivemos por lá) que se reuniram tomando uma boa parte da área “Campus Blog”. Fora palestras, entrevistas, iniciativas em prol da mídia e edições especiais pra todo lado.

Além de diversos palestrantes famosos e entendidos nos mais diversos assuntos, a Campus Party desse ano recebeu diversas visitas ilustres, como a ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff e o Gilberto Gil.

Definitivamente, a Campus Party 2010 honrou o status de maior evento do mundo em sua categoria, propiciou diversão, informação e até criou oportunidades profissionais, confira os depoimentos de alguns amigos e parceiros que acompanharam tudo de perto:

A campus party ainda peca em alguns aspectos quanto a organização, mas no geral tem evoluído muito desde 2008… Jabour_Rio (Baú Pirata).

O Jabour, em um dos seus raros momentos de lucidez, me disse uma vez que a Campus Party é o carnaval dos nerds. A sensação que tive ao entrar no centro Imigrantes foi exatamente essa. Vários nerds curtindo como se não houvesse amanhã. A experiência foi fantástica! Certamente estarei lá novamente em 2011. Eduardo Sales (Papo de Gordo e Metacast).

A Campus Party se tornou, para mim, um grande ponto de encontro. No evento, temos a chance de encontrar parceiros podcasters, conhecer novas pessoas ligadas à internet, reencontrar amigos que, por muitas vezes, só conhecemos de nosss conversas das madrugadas via Skype, ampliar contatos comerciais, estabelecer novas ideias e parcerias. A Campus Party para mim deixou de ser apenas o local onde baixamos nossos arquivos a uma velocidade absurda. Virou bem mais do que isso.
Eduardo Moreira (TargetHD e 40% da blogosfera/podosfera brasileira).

Um dia, resolvi digitar no Google a palavra “podcast”, só com uma vaga ideia do que era isso. Pura curiosidade mesmo. Sete meses depois lá estava eu na Campus Party 2010, cercada dos maiores produtores da mídia no Brasil, num clima descontraído, conversando sobre programas, temas e novas possíbilidades para o formato no país. Ainda mais do que para fomentar a discussão, o evento serviu para aproximar os podcasters que acreditam no crescimento da área. Já estou contando os dias para comprar meu ingresso para a #CParty2011. Vana Medeiros (Spin-Off).

Podcasters

Por fim, nós do QG agradecemos a organização da Campus Party, por mais uma vez nos permitir realizar a cobertura do evento e nos receberem tão bem, tivemos grandes experiências ao rever e fazer novos grandes amigos blogueiros e em especial, os podcasters que estiveram em massa nesse ano.

Assim, encerramos a nossa cobertura do evento e até a edição 2011 da Campus Party Brasil, fica o apelo para no próximo ano, assim como a área “Campus Blog”, seja criada a área “Campus Podcast”, pois a mídia deixou claro que merece tal espaço.

Mais sobre a Campus Party 2010:
- Campus Party 2010
- [CP10] Primeiras impressões
- [CP10] Campus Metacast
- [CP10] Dia do Podcast
- [CP10] Eventos – Quarta-feira
- [CP10] Realidade & Modding
- [CP10] Rock in Campus
- [CP10] Para não Campuseiros

Veja também: