Sistema operacional do Google

8 de julho de 2009 5 Por Marta

Seguindo os planos de dominação mundial do Google, Microsoft que se cuide: a empresa anunciou o Google Chrome OS.

O sistema, que poderá ficar pronto pelos meados de 2010 (antes de 2012 e o grande fim do mundo, é claro), será baseado em Linux e indicado para notebooks, uma vez que será totalmente voltado para aplicativos na internet, tornando as necessidades de processamento e armazenamento do hardware menores. Mesmo assim, poderá rodar em qualquer máquina.

Mais uma vez o foco é segurança e rapidez. O projeto terá código aberto, então programadores poderão contribuir para o aprimoramento do sistema. Eles pretentem “voltar para a base e reprojetar completamente as primeiras camadas de arquitetura de segurança do sistema operacional, então os usuários não vão precisar se preocupar com vírus, malware e atualizações de segurança. Ele deve apenas funcionar.” (tradução livre). Eu acredito, dado que o Mac OS, também baseado em linux, não tem nenhum desses problemas.

O Google têm investido muito em programas, além de softwares online. O Android, seu sistema operacional para celulares, está em alta no mercado e já operacional em algumas marcas. Ainda assim, o Google deixa claro que o projeto do Chrome OS e do Android são totalmente diferentes.

Fontes: PC Wolrd (em inglês), Mac Magazine e Google Discovery.

Marta comprará um netbook com Google Chrome OS e internet 3G em 2010.

Veja também: