Dia Mundial do Meio Ambiente

5 de junho de 2009 1 Por Marco

Dia Mundial do Meio Ambiente5 de Junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente, data que anualmente busca a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.

O Dia Mundial do Meio Ambiente ficou definido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 e possui quatro principais objetivos:
1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;
2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.

O tema desta data especial neste ano é “Seu planeta precisa de você: Unidos contra as mudanças climáticas”. Ele reflete a urgência de que nações atuem de maneira harmônica para fazer frente às mudanças climáticas, para manejar adequadamente suas florestas e outros recursos naturais e para erradicar a pobreza.

As comemorações em 2009 são sediadas no México, destacando o engajamento dos países latinos em prol do meio ambiente, o México é um dos países que mais contribuiu com a campanha “7 bilhões de árvores“, engajada pela PNUMA.

7 bilhões de árvores E você também pode participar desta excelente iniciativa, plantando árvores ou divulgando aos amigos, no site oficial da campanha é possível se comprometer com o plantio e depois confirmar o ato, atualmente o site aponta mais de 4 bilhões de árvores plantadas em todo o mundo.

Pelo twitter, uma iniciativa da própria ONU, promete plantar uma árvore para cada seguidor do usuário @UNEPandYou, você estaria contribuindo sem custo ou esforço.

Mais informações no site oficial do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Enquanto isso, em uma galáxia distante… estão vendendo lotes da Amazônia

Veja também: