Watchmen

6 de março de 2009 5 Por Pi
Watchmen

Watchmen

Watchmen é a mais celebrada HQ de todos tempos. E isso pode significar muito para fãs de heróis, como nós, ou não pode significar nada pra quem é visitante assíduo de cinema.
Pois bem, saiba que é encarada como uma obra literária consagrada do último século. Quem leu os quadrinhos sabe que é impossível transpor tuuudo que há na HQ, mas acredite, Snyder conseguiu (chegar perto)!

Enredo
Quando um de seus colegas é assassinado, o “vigilante mascarado” fora-da-lei Rorschach resolve desvendar um esquema feito para matar e desacreditar todos os heróis passados e presentes. Quando ele retoma contato com sua exlegião de luta contra o crime – um grupo dispersado de super-heróis aposentados, dos quais apenas um tem poderes de verdade –, Rorschach enxerga uma ampla e perturbadora conspiração que traz elos com seus passados em comum e consequências catastróficas para o futuro. A missão deles é vigiar a humanidade… Mas quem vigia os vigilantes?

Contexto
Watchmen se passa em um 1985 alternativo, pois na décad de 40 surgiu um grupo de justiceiros mascarados e fantasiados. inspirando uma outra geração anos depois. Mas na década de 60 surge, em um clássico acidente laboratóriano, um super-herói (ou deus?!) Dr. Manhattan. Com seu poder, ele desequilibra o poder na Guerra fria, inova a tecnologia e com os anos, os heróis são aposentados por lei, e aumenta a tensão mundial, com medo de uma hecatombe!

Se você não é um nerd
É uma grande filme, saiba que o diretor vai exigir de você, não apenas 18 anos (sim, temos sexo, sangue e pinto azul), mas também que preste atenção a história, senão você não vai entender bulhufas do filme, que tem o arco de sua história fechando no último take…
É um filme hollywoodiano, muita riqueza nas cenas, certas fraquezas nos atores, mas acredito que essas adaptações ficam melhores assim mesmo. 2 Horas e 40, um ingresso que pode pertubar você, mas que vale cada centavo…

Se você é um nerd
Kaspita! Cinema é cinema! Não espere que seja extamente igual a HQ. Believe in Snyder. O diretor provou-se um fã nato da história. A atmosfera, personagens, cores, cenários, etc… Tudo! Foi baseado na bíblia (HQ). E apesar de ter que limar e adapatar algumas partes (Cinema é Cinema) a história manteve-se fiel (o final é diferente, mas não na essência).
Para nós, fãs, resta aguardar o DVD que terá uma hora a mais de filme, além de Contos do Cargueiro Negro, a HQ dentro da HQ, que sairá como animação em DVD. A ida no cinema é obrigatória, deixe o indiano milionário pra depois!

Veja + no site do Trilha Filmes

Crítica
Cenas de Watchmen
Premiere de Watchmen
Contos do Cargueiro Negro
Quem vigia os Vigilantes?
Rorschach
Doutor Manhattan

Veja também: