Russia – Ossétia X Geórgia – EUA

14 de agosto de 2008 4 Por Harnest

Presidente Russo determina suspensão das operações militares na Geórgia na terça-feira do dia 12/08, considerando os objetivos da ofensiva alcançados. Porém a comunidade internacional acusa a continuação dos bombardeios Russos.

Esta guerra teve inicio há uma semana com a invasão da Ossétia do Sul pela Geórgia que ocupou a província, que desde a guerra travada entre 1991 e 1992, na qual milhares de pessoas morreram e a Ossétia do Sul livrando-se do controle Georgiano.

Geórgia, aliada incondicional dos EUA, buscava retomar o controle dessa região que a mais de uma década era independente, inclusive com sua própria língua oficial algo parecido com o Persa, em resposta o governo Russo enviou tropas à Geórgia e conquistou vários territórios com duras perdas para a tropa georgiana.

EUA condena ataque Russo, Rússia condena ataque da Geórgia, Geórgia condena a autonomia da Ossétia do Sul. A história já presenciou algo semelhante antes, tinha até um nome pouco conhecido, segunda guerra mundial! Alemanha invade a Polônia, França e Inglaterra declaram guerra ao Eixo e o resto é história.

Harnest já viu essa história antes e com a chegada de 2012 estará no seu abrigo antiaéreo até o próximo post.

Veja também: