Vamos tocar!?

2 de abril de 2008 5 Por Léo

A Cebit, maior feira de tecnologia do mundo mostra esse ano o que pode ser a revolução na era do PC. Teclados e mouses serão coisas do passado, itens tão comuns hoje em dia no cotidiano das pessoas, tanto em casa como no trabalho, estão com os dias contados. A nova “onda” agora é o touchscreen.

Para quem não conhece, o touch screen é uma tecnologia que consiste em uma lâmina de vidro com transdutores piezoelétricos transmissores e receptores para os eixos X e Y, ou seja a placa controladora(que é tocada) envia um sinal elétrico para o transdutor transmissor, que converte o sinal em ondas ultrasonicas na superficie do vidro. Quando a tela é tocada, seu dedo absorve uma parte das ondas que estavam se movendo pela superficie do vidro, o sinal que é recebido pelos eixos x e y são comparados a um “mapa” de respostas recebidas pelos eixos, ao perceber a mudança as coordenadas são calculadas e assim se percebe de onde vinha o toque, fazendo com que o circuito entenda qual “botão” foi selecionado.

E para quem pensa que é uma tecnologia muito distante se engana, essas telas já estão em jogos, telas de computadores, notebooks, celulares e existem lojas que utilizam essa tecnologia no auxilio as compras.

E agora em vez de ir “teclar” com seus amigos na internet você irá “tocar” com seus amigos, será que essa moda pega?

Veja video do paredão de touch screen clicando aqui

Fonte: UOL

Veja também: