Conclusão – Campus Party Brasil

29 de fevereiro de 2008 1 Por Harnest

Para aqueles que não conseguiram acampar uma semana nesse grande evento, será relacionado aqui o que rolou de mais importante e interessante nessa feira.

Retirantes famintos de tecnologia e conhecimento, clamando por inclusão, viciados em velocidade, estiram suas barracas. Escutaram o chamado de todos os cantos do país: São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia.

O evento teve a abertura com importantes ícones de nossa sociedade (nacional e internacional) tais como Gilberto Gil (Ministro da Cultura), Stephen Hawking (considerado maior físico teórico depois de Einstein) entre outros. Nesse mesmo dia a Campus Party já fazia justiça a sua fama quando disponibilizou o Kung Fu virtual (Kick ass Kung fu) o destaque desse jogo é o reconhecimento de chutes e socos do jogador, dando a sensação de estar dentro do jogo.

Parte do evento foi transmitido pela TV Software Livre (tv.softwarelivre.org), cobrindo palestras, oficinas, além de outras atividades, um dos setores de maior destaque com a palestra de uma das mais respeitadas figuras do movimento internacional de software livre Jon “Maddog” Hall. Ainda nessa área foi apresentado a oficina de criação de programas interativos com software da tv digital brasileira, além do Cinema Livre mostrando filmes criados com programas Open Source.

Na área de robótica foi apresentado o cachorro-robô (Aibo) desenvolvido por uma faculdade de Engenharia de São Paulo em conjunto com a Sony. Ele responde a carinhos, assimila ‘broncas’ até brinca com seu osso e também reconhece o rosto do dono mostrando que o nível tecnológico brasileiro que apesar de poucos incentivos tem grandes avanços.

Já na parte de games, foram realizadas várias atividades como as competições de jogos de diversos tipos. Alguns jogos como o Unreal Tournament 3 entrou na competição mesmo antes de ser lançado no Brasil. E conforme anúncios o campeonato de Counter Strike foi cancelado deixando apenas jogos que não prejudicam o desenvolvimento humano (Medal of Honor Airbone, Quake 3 e etc).

O link fornecido de aproximadamente 5,5 Gbps foi aproveitado até o ultimo bit pelos ‘campuseiros’ que postaram em seus blogs, jogaram em rede e compartilharam opiniões na rede.

E uma das melhores novidades é que para quem não teve chance de participar dessa edição terá uma nova oportunidade em 2009.
Para mais informações acessem o blog oficial aqui.

Veja também: