Vírus 1º de Abril – Conficker

1 de abril de 2009 2 Por Marco

VírusMuito se falou nos ultimos dias sobre um vírus de computador que supostamente se ativará remotamente neste 1º de Abril, e infelizmente não se trata de uma pegadinha no dia de mentira, este vírus existe mesmo e não se sabe exatamente o que ele fará ao ser ativado.

O popular Conficker, também conhecido como Downadup, Confick-D ou Kido está em sua terceira versão (C), além de se multiplicar através da internet, ele também foi programado para desativar softwares de segurança e atualizações automáticas do Windows e com isso, conseguiu se instalar em milhões de máquinas ao redor do mundo. Vale dizer que apesar do Conficker estar sendo popularmente chamado de vírus, ele se trata de um Worm, segue a definição deste tipo de praga virtual:

Um Worm (verme, em português), se trata de um programa auto-replicante, semelhante a um vírus. A diferença está no fato do vírus infectar um programa e necessitar deste hospedeiro para se propagar, já o Worm é um programa completo e não precisa de outro programa para se espalhar. Ele pode ser projetado para tomar ações maliciosas após infestar um sistema, além de se auto-replicar, como deletar arquivos ou enviar documentos por email.

Nivel de ameaça, pela Computer AssociatesA grande questão é que até hoje o Conficker não causou dano algum, mas especialistas afirmam que ele está configurado para receber instruções externas, hoje, dia primeiro de abril. Não se sabe os danos que ele pode causar, mas como versões deste worm já são conhecidas a meses, é improvável que ele inutilize os computadores infectados.

Como não se sabe o que ele faz exatamente e sua única caracterísca comprovada é a auto-distribuição, várias empresas que possuem ferramentas de combate a vírus, o classificam como ameaça de nível baixo ou médio.

Caso você desconfie estar infectado por esta praga, a Symantec preparou uma ferramenta de remoção que pode ser baixada clicando aqui.

Os sintomas e maiores detalhes do Conficker podem ser conferidos nos sites da Symantec e da Computer Associates.

E agora, o que fazer para garantir a segurança do seu computador ?
Simples, atualize sempre o seu sistema operacional, instale um anti-vírus de sua preferência e o mantenha atualizado sempre, existe uma falha popular em imaginar que apenas instalar o anti-vírus garante a invulnerabilidade do PC, mas isso não é verdade, novas ameaças surgem todos os dias e é essencial que o seu anti-vírus seja atualizado todos os dias para garantir proteção plena. Uma navegação segura, utilizando sempre a ultima versão do seu browser, e evitando sites estranhos pode definir a segurança no seu micro.

A Uol Tecnologia preparou uma matéria comparando os vários anti-vírus disponíveis no mercado, pagos ou gratuitos, vale a pena dar uma olhada clicando aqui.

Agora é ver o que acontecerá no decorrer do dia da mentira.

Marco acha que todos os computadores do mundo, hoje, às 20hs exibirão a seguinte mensagem:
“OS SEUS DADOS FORAM CONFISCADOS, AJOELHE-SE PERANTE SEU NOVO MESTRE. – GOOGLE”

Veja também: