Episódio: Deputados X Passagens

21 de abril de 2009 2 Por Harnest

42-15977956

Fonte: Congresso em Foco.

Dos principais nomes da lista (abaixo) de deputados que tiveram o maior número de utilização de passagens segundo as empresas aéreas, apenas um, Vic Pires Franco (DEM-PA), foi encontrado e quis apresentar seu ponto de vista sobre a utilização.

Conforme o registro das empresas o Deputado Federal Dagoberto Nogueira Filho (PDT-MS), se destacou na utilização da cota de passagens aéreas, na maioria das vezes (22), para destinos internacionais para ele e família (esposa e filha) para destinos como Paris, Milão, Miami, Buenos Aires e Nova York.

A opinião do Deputado Vic Pires Franco (DEM-PA) representa bem o que nos parece espelhar a opinião dos demais colegas, que como nas leis comuns o que não é proibido, é logo permitido. Esquecendo que no caso dos poderes devem a obrigação de também seguir a ética em suas atitudes.

Texto Congresso em foco:

Vic Pires Franco disse que cedeu parte de sua cota para a mulher, Valéria, ex-vice-governadora do Pará, os filhos, os namorados das filhas e um casal de amigos, do qual é compadre. As viagens foram para Miami, Buenos Aires e Paris. 
“A gente fica até envergonhado, porque entra numa vala comum que me revolta”, disse ele. “Nunca me locupletei de dinheiro público. Viajei, porque a informação que recebíamos até quinta-feira da Câmara era de que podia. A cota eu usava como queria. Só vender é que não podia. Eu tinha três caminhos: devolver a cota, usá-la para viajar ou vendê-la. Devolver, ninguém nunca devolveu. Vender é crime. Só me restou viajar”.

Deputado – Número de vôos
Dagoberto Nogueira (PDT-MS) – 40
Léo Alcântara (PR-CE) – 35
Marcelo Teixeira (PR-CE) – 35
Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) – 29
Jilmar Tatto (PT-SP) – 28
Pedro Fernandes (PTB-MA) – 28
George Hilton (PP-MG) – 27
Vic Pires Franco (DEM-PA) – 27
Aníbal Gomes (PMDB-CE) – 24
Eduardo Lopes (PSB-RJ) – 24
Eugênio Rabelo (PP-CE) – 24
Paulo Henrique Lustosa (PMDB-CE) – 24
Mário Negromonte (PP-BA) – 23
João Carlos Bacelar (PR-BA) – 22
Leandro Sampaio (PPS-RJ) – 22
Maurício Trindade (PR-BA) – 20
Rebecca Garcia (PP-AM) – 20
Roberto Balestra (PP-GO) – 20

Na empresa em que Harnest trabalha ninguém lhe disse que não pode pegar seus materiais do almoxarifado para uso próprio, mas a ética lhe diz que isso é errado, seria isso um super-poder, ou algo comum a todo ser humano?? Aproveitando, Harn quer sugerir a campanha de carona para nossos representantes, você representante que fretar um jatinho para Miami pergunte aos demais colegas se alguem vai, poupem um pouco o nosso porque está difícil de ganhar.

Veja também: