MTV EXIT e Radiohead

8 de junho de 2008 6 Por Alan

Ainda sobre o tema consumo consciente. Foi lançando no Brasil o novo clipe do Radiohead em parceria com o MTV EXIT. O clipe é da música “All I Need” do álbum “In Rainbows”. O MTV EXIT é um movimento da controversa MTV que visa conscientizar os jovens sobre assuntos relacionados aos direitos humanos, trabalho forçado, exploração e tráfico de pessoas.

O vídeo clipe está fazendo sucesso no Youtube e em um mês já possui mais de 280 mil visitantes. O clipe acompanha a rotina de dois garotos, um em um país desenvolvido e outro no oriente. Destinos que se cruzam de uma forma cruel.

O slogan da campanha é: “Algumas coisas custam mais do que você imagina”.

Segundo Thom Yorke, líder do Radiohead, os advogados da banda imploraram para que não fosse feita nenhuma referência direta a uma marca de sapato, porém, para ele, as implicações continuam todas ali.

Segundo a ONU, Organizações das Nações Unidas, o dinheiro movimentado anualmente pelo tráfico ilícito de pessoas gira em torno de 32 bilhões de dólares, tornando-se assim a terceira atividade criminosa mais lucrativa do mundo ficando atrás somente do tráfico de drogas e de armas. Desse total, cerca de $ 10 bilhões vêm da venda inicial de indivíduos; o resto representa os ganhos gerados com as atividades que as vítimas são obrigadas a fazer, como prostituição e outras formas de trabalho escravo.

Segundo estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), esses casos têm se tornado cada vez mais freqüentes. A OIT estima existirem hoje no mundo, 12, 3 milhões de vítimas do trabalho escravo. Desse total, 2,4 milhões são vítimas de tráfico humano.

Sabe-se que no Brasil temos um quadro preocupante. Estima-se que 12% das mulheres que saem do da América Latina para trabalharem como prostitutas no exterior são brasileiras. Além disso, cada vez mais se vê casos nacionais de trabalho escravo divulgados na mídia, na maioria relacionados a desmatamento para plantio ou criação de gado e mineradoras.

A ferramenta que temos para lutar contra esse abuso criado por uma sociedade de consumo irresponsável é conhecer a origem dos produtos que consumimos e então decidir se concordamos financiar determinada organização por meio de nossas compras.

Esse clipe remete ao documentário “The Big One” dirigido por Michael Moore, esse documentário exibe dados que comprovam que crianças com menos de 12 anos de idade são obrigadas a trabalhar 12 horas por dia, 6 dias por semana. O documentário ainda possui uma entrevista com Phil Knight, presidente mundial da Nike na época. Vale a pena assistir ou ler a entrevista aqui.

Assista o Clipe All I Need Radiohead

Veja também: