Karatê Kid (2010)

12 de julho de 2010 10 Por Marco

Karatê KidO filme Karatê Kid de 1984, aquele com Ralph Macchio e Pat Morita, se tornou um dos maiores clássicos do cinema e nos faz lembrar da época em que podíamos assistir bons filmes na sessão da tarde, na verdade só de falar o título, já vem na memória aquela musiquinha tema (Glory of Love, do Peter Cetera), vem ainda a imagem do mestre Miyagi explorando o pobre Daniel-San, as surras clássicas e o já lendário golpe da garça, tudo muito nostálgico.

Karatê Kid Eis que após 26 anos de lançamento do filme original, surge o remake levando o mesmo título e recontando a história de um jovem que apanha mais que mulher de malandro e que passa a ser treinado por um tiozão que ninguém dava nada por ele, mas que manja muito de artes marciais. Sim, a premissa dos dois filmes é basicamente a mesma e este novo Karatê Kid honra a definição de “remake“.

Na trama, Daniel Larusso Dre Parker (Jaden Smith) e sua mãe se mudam para a Califórnia China. Porém, Daniel Dre não consegue se situar, até que conhece Ali Mills Mei Yin, uma garota que gosta dele e tenta se tornar sua amiga. A situação de Daniel Dre se complica quando uma gangue de valentões começa a atormentá-lo. Um dia, quando é cercado pelos brutamontes (garotos de 12 anos que sabem kung-fu… ¬¬), ele é salvo por Sr. Miyagi Han (Jackie Chan), um mestre na arte do karatê kung-fu. Disposto a ajudar Daniel-San Xiao-Dre, Miyagi Han resolve passar-lhe os ensinamentos do karatê kung-fu, para que ele possa se defender do grupo rival… aí tem academia de artes marciais do mal, treino, torneio de kung-fu, etc…

Karatê Kid O filme conta com um belíssimo visual da China e as atuações de Jackie Chan e Jaden Smith estão impecáveis, com ambos demonstrando uma química incrível em cena, tanto nas cenas de humor, tanto nas de ação e drama… inclusive, se Jaden aprendeu uma coisa com a sua participação no Em busca da Felicidade (The Pursuit of Happyness – 2006), seu filme de estréia, foi a chorar, em Karatê Kid ele apanha, chora, se emociona, fica triste e manda muito bem! Claro que ele ainda não tem o carisma do pai (Will Smith), mas suas tiradas de humor deixam a história com um tom leve e divertido.

Jackie Chan rouba a cena e consegue demonstrar todo o seu potencial tão pouco explorado, além do já conhecido humor e incríveis cenas de luta, Chan consegue passar emoção e comove nos momentos de drama.

Karatê KidFalando em cenas de luta… as coreografias aqui estão muito superiores comparadas ao filme original, muito mais rápidas e convincentes (apesar de ainda haver algumas falhas em determinados momentos), existe até um equivalente ao golpe da garça, que aparece com um contexto melhorzinho, mas que pode decepcionar o público… vou deixar você tirar as suas conclusões ao ver o filme.

Esta nova versão de Karatê Kid tem seus defeitos, mas de modo geral é um filme empolgante e divertido, apesar de ser um remake fiel, ele adiciona novos elementos na história que devem agradar fãs mais antigos e conquistar novos, o mais interessante é que assim como a maioria dos filmes da década de 80, de um modo leve, ele traz reflexões e demonstra muito bem os valores da amizade, esforço, respeito, disciplina, honra… O que está faltando no cinema para esta geração Crepúsculo Blerg!

Confira o trailer oficial:

Além de Jaden Smith e Jackie Chan, o filme conta com a participação de Taraji P. Henson, Wenwen Han, Rongguang Yu, Zhenwei Wang e Cameron Hillman, a direção é de Harald Zwart e a produção ficou por conta de Jerry Weintraub, Will Smith, Jada Pinkett Smith, James Lassiter e Ken Stovitz. A estréia no Brasil será em 27 de agosto de 2010.

E se prepare, que vem continuação aí!

A grande dúvida que fica é… POR QUÊ RAIOS O FILME SE CHAMA KARATÊ KID, SE O TEMPO TODO É APLICADO O KUNG-FU!?

Veja também: