Conferência de Copenhague 2009

21 de dezembro de 2009 9 Por Marco

ONUAcabou no ultimo sábado (19/12), a 15ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP15), que ocorreu em Copenhague, na Dinamarca, reunindo os representantes de 192 países.

A reunião, que deveria promover melhoria do meio ambiente e reduzir emissão de gases que provocam o efeito estufa, foi um fracasso. O mundo não chegou a um acordo e a conferência resultou apenas em uma “carta de intenções” que realmente serve de base para redução dos gases, mas não possui nenhum valor legal e não possibilita a fiscalização e cobrança por parte das entidades responsáveis.

Protesto em Copenhague

Durante a conferência, que se iniciou em 7 de dezembro, houve a tentativa de elaborar o esboço de acordo que substituiria o Protocolo de Quioto (que expira em 2012 [!!!] ) e que chegou a prever a redução de 50% da emissão de gases até 2050, valor absurdamente pequeno, mas ainda assim não foi chegaram a um concenso.

A verdade é que reduzir a poluição 50% em praticamente 50 anos (lembrando que os números são baseados nos índices de 2005) é um absurdo, a Terra não tem tanto tempo e precisa parar de ser deixada de lado perante a economia e interesses financeiros, obviamente que os Estados Unidos, após uma grande crise financeira e com a indústria ainda “reaquecendo” não poderia se comprometer a mais que uma redução de 17% até 2020, que no final das contas nem se oficializou como compromisso, se mantendo como uma referência, mas quem paga a conta ? Nós ?

Lula daqui 10 anos: "- Desculpa, não impedimos uma mudança climática catastrófica"

Um detalhe interessante dessas reuniões é o fato do nosso futuro e de nosso planeta, ser decidido por ricos idosos cheios de interesses financeiros que provavelmente, nem estarão vivos daqui 5 décadas (o Lula tem 64 anos, Sarkozy tem 54 e o Obama 48) e mesmo com o apelo mundial apoiado por entidades idôneas e pelo próprio povo, nenhuma decisão em prol do povo foi tomada.

Precisamos de atitudes já!

Emissão de gasesDesculpem o pessimismo, mas na atual conjuntura, se não melhorarmos as condições de nosso planeta, se governos e mega coorporações não se unirem e se cada um não fizer a sua parte, não teremos mais que alguns anos de vida e o pior, podemos até ter muitos anos, mas correndo o risco de vivermos em condições precárias. E não é preciso ir longe pra ver os resultados do efeito estufa e da poluição, no Brasil mesmo estamos testemunhando temperaturas cada vez mais extremas, fora as chuvas que tem causado mortes e estragos em todo o país.

Faça a sua parte, economize energia elétrica, evite consumir produtos de empresas que não se preocupam com o meio ambiente, se informe sobre meios alternativos de energia, garanta revisões regulares do seu carro e reclame daquele ônibus que solta fumaça preta, vote em políticos preocupados com o meios ambiente e social, não desperdice e não jogue poluentes no meio ambiente (isso inclui jogar óleo de cozinha no esgoto) e existem muitas outras maneiras de ajudar o nosso mundo a não acabar, basta a sua vontade.

Derretimento polarÉ revoltante, mas a humanidade caminha rumo a seu fim e está na nossa mão (e de alguns governos e indústrias pilantras) retroceder ou mudar o caminho, da forma que está, todos perderemos em breve.

Alguns links interessantes:
Fim do mundo iminente
Especial Copenhague 2009 (Abril)
Especial Copenhague 2009 (IG)
Campanha Tic Tac Tic Tac
População pode ajudar contra aquecimento global
Análise do Filme “Quem matou o carro elétrico”
Site oficial da COP15 (em inglês)

Veja também: