Operação Pandemia

2 de agosto de 2009 9 Por Marco

A gripe suína está aí e pra valer, todos os dias lemos nos jornais, em revistas e na internet, assistimos na TV, ouvimos no rádio, e acompanhamos todo o tipo de abordagem do vírus H1N1, que atinge o mundo inteiro, sendo classificado como uma pandemia.

Mas será que é pra tanto ?
Essa é uma das questões levantadas pelo argentino Julián Alterini em seu documentário “Operação Pandemia“, que aborda as reais intenções por trás de tanto alarde sobre a gripe suína em todo o mundo, uma teoria conspiratória envolvendo o ex-secretário da Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, é levantada e vários dados relevantes colocados em comparativo com a “já superada” gripe aviária, confira o vídeo na íntegra logo abaixo:

É verdade que a gripe suína merece atenção e ser tratada com seriedade, mas por quê não vemos abordagem semelhante a malária ou a diarréia, que juntas matam cerca de 4 milhões de pessoas por ano ? Por quê não acompanhamos grandes campanhas contra a gripe comum, que mata 500.000 pessoas por ano no mundo ?
Além do suposto lucro de certas empresas e americanos influentes, será que a mídia mundial, e principalmente a brasileira, está realizando abordagem tão intensa desta doença, por se tratar do assunto do momento, aquele que gera audiência ? Indiretamente, estamos falando de dinheiro novamente ?
Até 30/06/2009 morreram 382 pessoas contaminadas pelo Influenza, neste mesmo período, quantas crianças morreram de fome na África ? Quantas pessoas perderam suas vidas pela violência ou tragédias mundo a fora ?
E as 228 pessoas que foram o “assunto do momento” por duas semanas em junho passado, após a tragédia com o avião da AirFrance, ninguém se lembra mais delas? Esse assunto não dá mais audiência ?

A gripe suína é um tema que deve sim ser abordado, e difundido, mas não de modo a gerar pânico nas pessoas, as medidas de prevenção são simples, não se contrai o vírus H1N1 pelo ar, apenas por contato físico, sendo por gotículas quando alguém espirra ou tosse na sua direção estando próximo a você, sendo por contato com objetos em comum, então mantenha as mãos sempre limpas, tape a boca ao tossir ou espirrar, principalmente quando estiver na rua, evite levar aos mãos ao rosto, as máscaras podem ajudar, mas tenha em mente que elas só funcionam por no máximo 6 horas, não é necessário usá-las para simplesmente andar na rua. Aparecendo os sintomas, que vão além de dos sintomas de uma gripe comum, sendo febre acima de 39ºC, falta de apetite, dores musculares e tosse, procure auxílio médico.

Leve consigo o texto narrado por Joaquín Arrieta, no documentário “Operação Pandemia”:
Atuemos ativamente, mas nunca aceitemos nos manter num estado de paranóia e sufoco, cuidemos de nós e de nossas famílias, tenhamos em mente as medidas de prevenção, mas também, ter bem claro que esta fórmula em algum momento terá que mudar, porque estão jogando conosco, estão negociando com a sua saúde e a saúde de seus filhos.

Veja também: