Ensaio sobre a Cegueira

11 de setembro de 2008 2 Por Pi
“Acho que não ficamos cegos. Acho que sempre fomos cegos. Cegos apesar de conseguirmos ver. Pessoas que conseguem ver, mas não enxergar.”
Ensaio sobre a Cegueira
Saramago – Ensaio sobre a Cegueira

Estamos acostumado a ver adaptações de Gibis, desenhos animados e brinquedos e também livros, dificilmente algum em português… E Fernando Meirelles pegou uma buxa enorme (que era seu sonho) de adaptar Ensaio Sobre a Cegueira, livro do ganhador do prêmio Nobel – José Saramago.

E conseguiu fazer um filme espetacular!

A história se passa em uma cidade (sem nome), quando um homem (sem nome) fica de repente… Cego! Só que de uma cegueira branca.Ele vai ao médico, na fila, há um homem com uma venda preta, uma rapariga de óculos escuros e uma criaça… A doença vai se alastrando… Apenas a mulher do médico (sem nome) continua enxergando.

O Governo prende todos em um manicómio, e o como a cegueira cor de leite não para… O caos toma conta de tudo! E infelizmente Batman não pode nos salvar, nem a mulher com visão… Afinal quem salva nós de nós mesmos?!

Um filme forte, como livro. Uma história incrível, empolgante, diferenye e acredite, quando a clareza do filme ficar escura, e o estupro coletivo começar… Sinta a raiva tomando conta de você.

Estréia Sexta-Feira, dia 12!

Veja +
Entrevista com diretor e elenco no Site do Trilha Filmes
Compre e leia o livro

Veja também: