Lançamento Opensolaris – Indiana

6 de maio de 2008 1 Por Harnest

Com o lançamento marcado para os dias 05, 06 e 07 de Maio, o sistema Indiana é uma distribuição do sistema operacional OpenSolaris. Uma distruibuição focada no usuário final, unindo as características ímpares do OpenSolaris com familiares ferramentas GNU. Liderada por Ian Murdock (o “Ian” do Debian).

O projeto Indiana, tem seu primeiro release público, em um live-cd com instalador da versão de desenvolvimento do projeto indiana. O projeto Indiana é liderado por Ian Murdock, e a meta é facilitar o uso do opensolaris por pessoas mais leigas em computação e unix, por exemplo, com um instalador mais amigável, uma seleção de softwares mais atualizada, etc. A primeira versão developer preview pública acabou de ser lançada, e trata-se de um live-cd que também é instalável, abaixo encontra-se o link para download.

Este é o primeiro lançamento do Projeto Indiana que oferece suporte técnico da Sun Microsystems, Inc. O Indiana inclui um pacote de gerenciamento de sistemas baseado em rede (IPS), o GNOME desktop, e a tecnologia LiveCD, suportadas nas plataformas AMD64, Pentium, Xeon EM64T.

Está disponivel para download uma preview, em live CD, neste link:
http://opensolaris.org/os/project/indiana/resources/getit/

Harn ainda não conseguiu testar por estar fazendo o download enquanto escreve este.

Veja também: